Aula sobre Capitanias Bases Economicas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Vamos estudar sobre as Capitanias e suas bases econômicas. As Capitanias foram uma forma de organização territorial utilizada pelos portugueses durante o período colonial no Brasil. Cada Capitania era administrada por um Capitão-Mor, que tinha como objetivo explorar a região e extrair riquezas para a Coroa Portuguesa. As bases econômicas das Capitanias variavam de acordo com as características geográficas e climáticas de cada região, como a cana-de-açúcar em Pernambuco e a mineração em Minas Gerais. Para tornar o momento mais envolvente e didático, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize as Capitanias e suas bases econômicas. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre as Capitanias e suas bases econômicas. Disponibilize materiais como livros, textos e vídeos para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize ferramentas digitais como o MindMeister ou o Coggle para auxiliar na criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos deverão apresentar seus mapas conceituais para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e promova um debate sobre as Capitanias e suas bases econômicas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre as Capitanias e suas bases econômicas, como a produção de açúcar em Pernambuco e a mineração em Minas Gerais. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os exemplos apresentados.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos deverão refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em seu cotidiano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça o encerramento do momento, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.
  • Promover a reflexão crítica sobre a história do Brasil.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão sobre os exemplos práticos apresentados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar as Capitanias e suas bases econômicas.
  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.
  • Incentivar a participação de todos os alunos e promover um debate sobre as Capitanias e suas bases econômicas.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as Capitanias e suas bases econômicas.
  • Criar o mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente da discussão sobre os exemplos práticos apresentados.