Características da regência verbal

Essa aula de Português é sobre regência verbal. Se prepare, caneta na mão e bom aprendizado!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    A regência verbal está errada em:

    A) Minha irmã mora em outra cidade.

    B) Vamos assisitir ao filme no cinema?

    C) Aspiro um cargo político.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Nesta atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão desafiados a explorar as características da regência verbal, analisando suas variações na norma-padrão e na linguagem coloquial. Através da pesquisa e análise de exemplos reais, os alunos terão a oportunidade de identificar as diferenças de regência verbal em diferentes contextos linguísticos. Trabalhando em grupos, eles irão desenvolver projetos visuais para apresentar os resultados de suas pesquisas, destacando os exemplos encontrados e promovendo reflexões sobre as particularidades da regência verbal. Essa atividade visa não apenas o desenvolvimento da habilidade de identificar a regência verbal, como também estimula a colaboração entre os alunos e promove uma compreensão mais ampla das nuances da língua portuguesa.
    Atividade completa
  4. 4. Cultura Maker:

    Nesta atividade utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, os alunos serão convidados a explorar as características da regência verbal, tanto na norma-padrão quanto na linguagem coloquial, de maneira criativa e prática. Eles terão a oportunidade de identificar as variações na regência verbal em diferentes contextos, refletindo sobre os efeitos de sentido que essas variações podem causar. Por meio da Cultura Maker, os alunos serão desafiados a criar um protótipo de uma ferramenta interativa que auxilie na compreensão e identificação da regência verbal. Dessa forma, a atividade busca desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as nuances da regência verbal e ampliar sua compreensão sobre o uso da língua em diferentes situações comunicativas.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    A regência verbal é um tema importante na língua portuguesa, pois se trata da relação entre o verbo e seus complementos. É necessário entender como funciona a regência verbal para evitar erros comuns na escrita e na fala. Nesta atividade, os alunos irão comparar o uso da regência verbal na norma-padrão com o uso na linguagem coloquial. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
    Atividade completa
  6. 6. Estudo de Caso:

    Nesta atividade, utilizando a metodologia ativa do Estudo de Caso, os alunos serão desafiados a explorar as características da regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial. Serão apresentados casos fictícios que envolvem situações diversas, e os alunos deverão identificar a regência verbal presente em cada frase, comparando as diferentes formas de utilização. Por meio de discussões em grupo e debates em sala de aula, os alunos serão incentivados a refletir sobre as implicações das escolhas linguísticas na comunicação, destacando a importância de compreender e aplicar a regência verbal de forma adequada. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regência verbal e compreender os efeitos de sentido provocados pela sua utilização na norma-padrão e na linguagem coloquial.
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Nesta atividade de Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos serão desafiados a desenvolver a habilidade de identificar a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial. A partir de situações-problema e casos fictícios, eles serão guiados a analisar as diferenças e os efeitos de sentido provocados pela regência verbal em diferentes contextos comunicativos. O objetivo é promover uma compreensão mais aprofundada desse aspecto da língua, incentivando os alunos a refletirem criticamente sobre as escolhas linguísticas e sua influência na comunicação. Ao trabalharem em equipe, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas perspectivas, discutir ideias e elaborar propostas para lidar com os desafios propostos.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    A atividade de Aprendizagem Entre Pares sobre as características da regência verbal procura desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial. Por meio de discussões em pares, análise de frases e elaboração de exemplos, os alunos são incentivados a refletir sobre as diferenças de regência verbal em diferentes contextos. A metodologia ativa promove a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos, permitindo que eles compartilhem suas descobertas e aprendam uns com os outros. Ao final da atividade, os alunos serão capazes de compreender como a regência verbal pode influenciar o sentido e o contexto de uma frase, contribuindo para uma melhor compreensão e uso adequado da língua.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: