Aula sobre Caracteristicas Da Regencia Verbal

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão desafiados a explorar as características da regência verbal, analisando suas variações na norma-padrão e na linguagem coloquial. Através da pesquisa e análise de exemplos reais, os alunos terão a oportunidade de identificar as diferenças de regência verbal em diferentes contextos linguísticos. Trabalhando em grupos, eles irão desenvolver projetos visuais para apresentar os resultados de suas pesquisas, destacando os exemplos encontrados e promovendo reflexões sobre as particularidades da regência verbal. Essa atividade visa não apenas o desenvolvimento da habilidade de identificar a regência verbal, como também estimula a colaboração entre os alunos e promove uma compreensão mais ampla das nuances da língua portuguesa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o conceito de regência verbal e sua importância na língua portuguesa. Explore exemplos de regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos. Cada grupo receberá uma lista de verbos para analisar e pesquisar sua regência verbal em diferentes contextos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e análise

    Os grupos devem pesquisar exemplos reais de regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial, utilizando diferentes fontes (livros, jornais, internet, etc.). Eles devem identificar as diferenças de regência verbal encontradas e selecionar exemplos representativos.

  4. Etapa 4 - Elaboração do projeto

    Cada grupo irá criar um projeto visual (pôster, slides, infográfico, etc.) para apresentar os resultados de sua pesquisa. O projeto deve incluir exemplos de regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial, com a devida explicação e análise das diferenças.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos projetos

    Os grupos apresentam seus projetos para a turma, compartilhando os exemplos de regência verbal encontrados e as reflexões sobre as diferenças de uso. Durante as apresentações, os demais alunos podem fazer perguntas e contribuir com comentários e observações.

  6. Etapa 6 - Discussão e síntese

    Após todas as apresentações, promova uma discussão em sala de aula sobre as diferenças entre a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial. Sintetize os principais pontos discutidos e reforçar as aprendizagens realizadas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial;
  • Promover a reflexão sobre as diferenças entre a regência verbal em diferentes contextos linguísticos;
  • Estimular a pesquisa e a análise de exemplos reais de regência verbal;
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas etapas da atividade;
  • Pesquisa e análise adequadas dos exemplos de regência verbal;
  • Coerência e clareza na apresentação dos projetos;
  • Contribuição significativa para as discussões em sala de aula;
  • Compreensão das diferenças entre a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial.

Ações do professor

  • Introduzir o tema, explicar os objetivos e apresentar exemplos iniciais;
  • Orientar os grupos durante a pesquisa e análise dos exemplos;
  • Monitorar o progresso dos grupos e fornecer suporte quando necessário;
  • Facilitar as discussões em sala de aula e estimular a participação de todos os alunos;
  • Avaliar os projetos e a participação dos alunos nas diferentes etapas da atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões e atividades propostas;
  • Realizar pesquisas e análises de exemplos de regência verbal;
  • Trabalhar em equipe para criar o projeto visual e preparar a apresentação;
  • Contribuir com perguntas, comentários e observações durante as apresentações dos colegas;
  • Demonstrar compreensão das diferenças entre a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial.