Aula sobre Caracteristicas Da Regencia Verbal
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A atividade de Aprendizagem Entre Pares sobre as características da regência verbal procura desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial. Por meio de discussões em pares, análise de frases e elaboração de exemplos, os alunos são incentivados a refletir sobre as diferenças de regência verbal em diferentes contextos. A metodologia ativa promove a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos, permitindo que eles compartilhem suas descobertas e aprendam uns com os outros. Ao final da atividade, os alunos serão capazes de compreender como a regência verbal pode influenciar o sentido e o contexto de uma frase, contribuindo para uma melhor compreensão e uso adequado da língua.
Etapa 1 - Divisão em duplas
Os alunos são divididos em duplas e recebem um conjunto de frases que apresentam a regência verbal utilizada tanto na norma-padrão quanto na linguagem coloquial.Etapa 2 - Análise das frases
As duplas discutem e analisam as frases, identificando as diferenças de regência verbal entre os contextos formais e informais. Eles devem destacar as palavras-chave que indicam a regência verbal em cada exemplo.Etapa 3 - Comparação e discussão
As duplas compartilham suas análises com outros pares, promovendo a discussão coletiva sobre as características da regência verbal em diferentes contextos. Participe das discussões, fornecendo orientações e esclarecimentos, se necessário.Etapa 4 - Elaboração de exemplos
Cada membro da dupla é responsável por criar dois exemplos de frases, um seguindo a regência verbal da norma-padrão e outro utilizando a regência verbal da linguagem coloquial. Eles devem explicar as diferenças de sentido e contexto que essas escolhas de regência podem trazer.Etapa 5 - Apresentação e debate
As duplas apresentam seus exemplos para a turma, compartilhando as reflexões e as análises feitas. Após cada apresentação, os demais alunos podem fazer perguntas e comentários, enriquecendo a discussão.Etapa 6 - Reflexão final
Em duplas, os alunos discutem sobre as aprendizagens adquiridas durante a atividade e como isso pode ser aplicado em situações reais de comunicação. Eles compartilham suas reflexões com a turma, encerrando a atividade de forma colaborativa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial;
- Promover a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos;
- Estimular a reflexão sobre as diferenças de uso da regência verbal em contextos formais e informais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as discussões em duplas;
- Identificação correta da regência verbal em diferentes exemplos;
- Capacidade de explicar as diferenças entre a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial.
Ações do professor
- Dividir os alunos em duplas;
- Fornecer o conjunto de frases para análise;
- Orientar as discussões e esclarecer dúvidas;
- Estimular a participação ativa dos alunos;
- Promover a reflexão sobre as diferenças de regência verbal;
- Facilitar as apresentações e o debate final.
Ações do aluno
- Analisar as frases em suas duplas;
- Identificar as diferenças de regência verbal;
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Elaborar exemplos de frases com diferentes regências verbais;
- Apresentar os exemplos para a turma;
- Participar do debate e fazer perguntas às outras duplas;
- Refletir sobre as aprendizagens adquiridas e compartilhar as reflexões com a turma.