Aula sobre Caracteristicas Da Regencia Verbal
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Etapa 1 - Contextualização
Introduza o conceito de regência verbal, explicando a diferença entre a norma-padrão e a linguagem coloquial no uso dessa estrutura. Os alunos são convidados a refletir sobre a importância de conhecer e utilizar a regência verbal de forma adequada na comunicação escrita e oral.Etapa 2 - Exploração de exemplos
Os alunos são divididos em grupos e recebem materiais como revistas, jornais, panfletos, entre outros, que contenham textos em linguagem coloquial. Eles devem identificar e destacar exemplos de regência verbal presentes nesses materiais.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo compartilha os exemplos encontrados e discute em conjunto se esses exemplos seguem as características da regência verbal na norma-padrão ou se apresentam variações na linguagem coloquial. Os alunos são incentivados a identificar os efeitos de sentido provocados por essas variações.Etapa 4 - Prototipagem
Com base nos exemplos discutidos, os grupos são desafiados a criar um protótipo de uma ferramenta interativa que possa auxiliar na compreensão e prática da regência verbal. Eles podem utilizar materiais como papel, lápis, cartolina, ou até mesmo recursos digitais, como aplicativos ou sites.Exemplo prático:
Um exemplo de protótipo de uma ferramenta interativa para auxiliar na compreensão e prática da regência verbal poderia ser um aplicativo para dispositivos móveis. Nesse aplicativo, os alunos teriam acesso a uma variedade de frases em que a regência verbal é utilizada de diferentes maneiras, tanto na norma-padrão quanto na linguagem coloquial. A ferramenta ofereceria exercícios interativos em que os alunos deveriam identificar a regência verbal correta para cada contexto, por meio de opções de escolha ou preenchimento de lacunas. Além disso, o aplicativo poderia fornecer explicações e dicas sobre as características da regência verbal, oferecendo uma experiência de aprendizagem personalizada e interativa.
Etapa 5 - Apresentação dos protótipos
Cada grupo apresenta o seu protótipo para a turma, explicando como ele pode ser utilizado para desenvolver a habilidade de identificar a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial. Os alunos também podem fazer uma reflexão sobre a importância do conhecimento da regência verbal para a comunicação efetiva.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial;
- Estimular a reflexão sobre os efeitos de sentido provocados pelas variações na regência verbal;
- Promover a criatividade e o pensamento crítico dos alunos por meio da Cultura Maker.
Critérios de avaliação
- Identificação correta da regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial;
- Compreensão dos efeitos de sentido provocados pelas variações na regência verbal;
- Participação ativa nas discussões em grupo e na criação do protótipo;
- Qualidade e criatividade do protótipo desenvolvido.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de regência verbal e suas características na norma-padrão e na linguagem coloquial;
- Orientar os alunos na busca por exemplos de regência verbal na linguagem coloquial;
- Facilitar as discussões em grupo, promovendo a troca de ideias e o debate sobre os efeitos de sentido das variações;
- Acompanhar o processo de prototipagem, fornecendo suporte e orientações quando necessário;
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando exemplos e refletindo sobre os efeitos de sentido provocados pelas variações na regência verbal;
- Criar o protótipo da ferramenta interativa, utilizando a Cultura Maker para estimular a criatividade e a aplicação prática do conhecimento adquirido;
- Apresentar o protótipo para a turma, explicando sua funcionalidade e como ele contribui para o desenvolvimento da habilidade de identificar a regência verbal.