Aula sobre Caracteristicas Da Regencia Verbal

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade, utilizando a metodologia ativa do Estudo de Caso, os alunos serão desafiados a explorar as características da regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial. Serão apresentados casos fictícios que envolvem situações diversas, e os alunos deverão identificar a regência verbal presente em cada frase, comparando as diferentes formas de utilização. Por meio de discussões em grupo e debates em sala de aula, os alunos serão incentivados a refletir sobre as implicações das escolhas linguísticas na comunicação, destacando a importância de compreender e aplicar a regência verbal de forma adequada. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regência verbal e compreender os efeitos de sentido provocados pela sua utilização na norma-padrão e na linguagem coloquial.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o conceito de regência verbal, explicando as diferenças entre a regência na norma-padrão e na linguagem coloquial. Discuta também sobre a importância de compreender e utilizar corretamente a regência verbal para uma comunicação eficaz.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Distribua aos alunos uma série de casos fictícios que envolvam situações em que a regência verbal é utilizada de maneiras diferentes na norma-padrão e na linguagem coloquial. Cada caso apresenta uma frase em que a regência verbal pode ser identificada e discutida.

  3. Etapa 3 - Análise e discussão

    Os alunos analisam individualmente cada caso, identificando a regência verbal presente nas frases. Em seguida, eles se reúnem em grupos para discutir suas respostas e compartilhar suas análises. Circule entre os grupos, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas.

  4. Etapa 4 - Debate e reflexão

    Após a discussão em grupo, conduza um debate em sala de aula, incentivando os alunos a compararem as diferentes formas de regência verbal encontradas na norma-padrão e na linguagem coloquial. Os alunos são encorajados a refletir sobre as possíveis razões para essas variações e os efeitos de sentido que elas podem causar.

  5. Etapa 5 - Síntese e conclusão

    Os alunos são convidados a fazer uma síntese das principais características da regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial, destacando as diferenças e as implicações de cada forma. Eles também são incentivados a refletir sobre a importância de conhecer e utilizar adequadamente a regência verbal em diferentes contextos de comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial;
  • Promover a reflexão sobre as diferentes formas de regência verbal e seus efeitos de sentido;
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de conhecimentos entre os alunos;
  • Fomentar a capacidade de análise e argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e em sala de aula;
  • Capacidade de identificar corretamente a regência verbal nas frases apresentadas nos casos de estudo;
  • Coerência e consistência na análise das diferenças entre a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial;
  • Síntese clara e concisa das características da regência verbal abordadas na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de regência verbal e explicar as diferenças entre a norma-padrão e a linguagem coloquial;
  • Distribuir os casos fictícios que envolvem a regência verbal para os alunos;
  • Circular entre os grupos durante a discussão, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas;
  • Conduzir o debate em sala de aula, estimulando a comparação entre as diferentes formas de regência verbal;
  • Orientar os alunos na síntese das características da regência verbal e na reflexão sobre sua importância.

Ações do aluno

  • Ler e analisar individualmente os casos fictícios, identificando a regência verbal em cada frase;
  • Participar ativamente da discussão em grupo, compartilhando análises e comparando as diferentes formas de regência;
  • Contribuir para o debate em sala de aula, expondo ideias, fazendo perguntas e refletindo sobre as implicações das diferentes formas de regência;
  • Fazer uma síntese das características da regência verbal e refletir sobre sua importância na comunicação.