Aula sobre Caracteristicas Da Regencia Verbal
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A regência verbal é um tema importante na língua portuguesa, pois se trata da relação entre o verbo e seus complementos. É necessário entender como funciona a regência verbal para evitar erros comuns na escrita e na fala. Nesta atividade, os alunos irão comparar o uso da regência verbal na norma-padrão com o uso na linguagem coloquial. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Pré-atividade
Antes da atividade presencial sobre regência verbal, os alunos serão convidados a realizar uma pesquisa em casa sobre o uso adequado das preposições em diferentes contextos. Eles deverão buscar exemplos de frases que apresentem verbos com diferentes regências e identificar as preposições que os acompanham. Além disso, os alunos deverão anotar suas dúvidas e questionamentos sobre o tema. Essa atividade prévia pretende introduzir o tema da regência verbal, despertar o interesse dos alunos e promover uma reflexão inicial sobre a importância das preposições na construção do sentido das frases.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da atividade e explique a importância da regência verbal na língua portuguesa. Em seguida, os alunos farão uma atividade de brainstorming em grupos para listar exemplos de regência verbal que eles conhecem, trazendo as anotações da atividade prévia que fizeram em casa. Aproveite esse momento para tirar possíveis dúvidas dos alunos.Etapa 3 - Criação do template
Os alunos criarão em grupos um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles deverão utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação da atividade.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial. Os alunos deverão identificar as diferenças e semelhanças entre eles.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial. Eles deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Etapa 6 - Fechamento
Faça uma síntese da atividade e reforce a importância da regência verbal na língua portuguesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparar o uso de regência verbal na norma-padrão com seu uso na linguagem coloquial;
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para incentivar a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo;
- Utilização correta do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade;
- Identificação correta das diferenças e semelhanças entre a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial.
Ações do professor
- Apresentar o tema da atividade de forma clara e objetiva;
- Disponibilizar as orientações para a pesquisa prévia, para que os alunos possam fazer em casa;
- Utilizar exemplos práticos para ilustrar a diferença entre a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo;
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade;
- Identificar as diferenças e semelhanças entre a regência verbal na norma-padrão e na linguagem coloquial.