Aula sobre Caracteristicas Das Figuras De Pensamento
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
As figuras de pensamento são recursos linguísticos que utilizamos para dar mais expressividade e ênfase ao que queremos comunicar. Elas despertam emoções, criam imagens mentais e transmitem mensagens de maneira mais impactante. Com essa atividade, vamos estudar as principais características das figuras de pensamento e analisar seus efeitos de sentido.
Exemplos práticos:
- "A noite é uma criança"
- "Minha mãe é uma leoa"
- "A cidade é um formigueiro"
- "Estou morrendo de fome"
Etapa 1 - Introdução (10 min)
Apresente o tema da aula e explique a metodologia de gamificação, que será utilizada na atividade. Em seguida, inicie uma breve discussão sobre o que são figuras de pensamento e sua importância na comunicação.Etapa 2 - Criação de Equipes (5 min)
Divida os alunos em equipes de 3 a 5 integrantes.Etapa 3 - Definição do Tema (10 min)
Cada equipe deve escolher um tema relacionado às figuras de pensamento para desenvolver um jogo. Sugira algumas opções de tema, como amor, ciência, política, esportes, etc.Etapa 4 - Criação do Mapa de Registro (20 min)
As equipes criam um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. Este mapa servirá como um guia durante a criação do jogo.Etapa 5 - Desenvolvimento do Jogo (40 min)
As equipes trabalham na criação do jogo, utilizando recursos analógicos, como papel, lápis, cartolina, etc. Durante o trabalho, oriente os grupos e acompanhe os alunos para tirar eventuais dúvidas.Etapa 6 - Apresentação dos Jogos (20 min)
Cada equipe apresenta seu jogo para a turma, explicando como funciona e destacando as figuras de pensamento utilizadas.Etapa 7 - Avaliação (15 min)
Avalie os jogos segundo os critérios estabelecidos previamente e promova uma discussão final sobre o tema estudado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos efeitos de sentido das figuras de pensamento.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a colaboração e a cooperação entre os integrantes das equipes.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada das figuras de pensamento no jogo.
- Clareza e objetividade na explicação do jogo.
- Originalidade e criatividade na criação do jogo.
Ações do professor
- Orientar e tirar dúvidas durante todo o processo de criação do jogo.
- Avaliar os jogos segundo os critérios estabelecidos.
- Promover a discussão sobre o tema estudado e os jogos criados.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação do jogo.
- Utilizar recursos analógicos para desenvolver o jogo.
- Apresentar o jogo para a turma e explicar as figuras de pensamento utilizadas.