Aula sobre Caracteristicas Das Figuras De Pensamento

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Essa é uma atividade sobre as figuras de pensamento, que são recursos utilizados na linguagem para produzir efeitos de sentido. As figuras de pensamento são diferentes das figuras de linguagem, pois não se referem à forma da palavra, mas sim à construção da ideia expressa. As figuras de pensamento são usadas para ampliar ou intensificar o sentido das palavras e dos textos.

Exemplos:

- "A vida é uma viagem" (metáfora)

- "A cidade acordou sorrindo" (personificação)

- "Fiquei esperando horas a fio" (hipérbole)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula e organize os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Entregue aos alunos um texto com figuras de pensamento, e peça que eles identifiquem as figuras e expliquem seus efeitos de sentido. Circule pelos grupos para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Nessa estação, os grupos devem criar uma história a partir de um conjunto de palavras pré-definido e indicado em uma folha impressa, cartões ou mesmo na lousa. A história deve incluir figuras de pensamento. Circule pelos grupos para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Nessa estação, os grupos devem identificar as figuras de pensamento em um poema, e explicar seus efeitos de sentido.Circule pelos grupos para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  5. Etapa 5 - Estação 4

    A partir de uma lista de palavras, os grupos devem criar uma música que contenha figuras de pensamento.Circule pelos grupos para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  6. Etapa 6 - Compartilhamento

    Por fim, os grupos compartilham com a turma as atividades realizadas em cada estação. Conduza com a turma uma síntese dos pontos mais importantes da aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Como forma de avaliação, os alunos podem responder a um questionário sobre as figuras de pensamento. Além desse instrumento de avaliação, avalie também a participação e o desempenho dos alunos nas atividades propostas,

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos efeitos de sentido das figuras de pensamento
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem lúdico e participativo

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das figuras de pensamento
  • Explicação adequada dos efeitos de sentido das figuras de pensamento
  • Criatividade e originalidade nas atividades propostas
  • Participação e colaboração nos trabalhos em grupo

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula
  • Preparar os materiais das estações com antecedência
  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos nas estações
  • Fazer uma síntese dos pontos mais importantes da aula
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos

Ações do aluno

  • Identificar as figuras de pensamento nas atividades propostas
  • Explicar os efeitos de sentido das figuras de pensamento
  • Criar histórias e músicas que contenham figuras de pensamento
  • Compartilhar as atividades realizadas com a turma.