Características do aposto
O assunto dessa aula de Português é o aposto. Talvez você nunca tenha ouvido falar dele, mas com certeza já usou. Vem aprender mais!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Qual alternativa tem um aposto especificado?
Atividade completaA)
Comprei cimento, tijolo e tinta, tudo com desconto.B) Stephen Hawking, o físico, faleceu.
C) O rio Amazonas é grandioso.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Entre Pares:
O aposto é um termo que se acrescenta a outro para explicá-lo ou defini-lo melhor. É possível encontrá-lo em diversos textos jornalísticos, literários, publicitários, entre outros. O objetivo deste material é trabalhar as características do aposto utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.Atividade completa4. Ensino Híbrido:
O aposto é uma estrutura que complementa o sentido de um termo anterior, esclarecendo ou acrescentando informações sobre ele. É muito comum em textos jornalísticos, literários e acadêmicos. Por exemplo, em uma frase como "O filme, uma obra-prima do cinema, foi premiado em Cannes", a expressão "uma obra-prima do cinema" é um aposto que acrescenta informações sobre o termo anterior "filme". Neste material, utilizaremos o Ensino Híbrido, e os alunos criarão um template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema.Atividade completa5. Design Thinking:
O aposto tem como objetivo explicar ou dar mais informações sobre um termo presente na frase. Ele pode ser encontrado em diversos tipos de textos, como notícias, crônicas, romances, entre outros. Saber identificar o aposto é importante para entender melhor o sentido de uma frase e, assim, compreender melhor o que é dito. Neste material, vamos trabalhar com o Design Thinking, uma metodologia ativa que incentiva a criatividade e a resolução de problemas de forma colaborativa.Atividade completa6. Design Sprint:
O aposto é um termo que funciona como uma explicação sobre um termo anterior. Ele pode ser encontrado em diversos tipos de textos, como notícias, artigos, romances, entre outros. É importante que os alunos aprendam a identificar essa estrutura para compreender melhor o que estão lendo e também para produzir textos mais elaborados. Nesta aula, os alunos irão aprender a diferenciar o aposto do complemento direto e do complemento indireto.Atividade completa7. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O aposto é um termo que acrescenta informações complementares a um substantivo ou pronome. Ele pode ser essencial ou não essencial na construção da frase, e é importante identificá-lo para compreender a mensagem que o autor deseja transmitir. No cotidiano, encontramos apostos em frases como "João, meu amigo, veio me visitar" ou "O professor, um homem dedicado, preparou uma aula especial". Neste material, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para para desenvolver o tema.Atividade completa8. Rotação por estações:
O aposto é um termo utilizado para explicar ou esclarecer algo sobre o termo anterior. A proposta deste material é que os alunos aprendam a identificar as características do aposto e suas funções em diferentes tipos de texto. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, e os alunos irão realizar atividades relacionadas ao tema.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: