Aula sobre Caracteristicas Do Aposto

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O aposto é um termo que funciona como uma explicação sobre um termo anterior. Ele pode ser encontrado em diversos tipos de textos, como notícias, artigos, romances, entre outros. É importante que os alunos aprendam a identificar essa estrutura para compreender melhor o que estão lendo e também para produzir textos mais elaborados. Nesta aula, os alunos irão aprender a diferenciar o aposto do complemento direto e do complemento indireto.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de aposto, explicando a diferença entre ele e os complementos direto e indireto. Em seguida, proponha que os alunos pesquisem exemplos de aposto em textos diversos, como notícias e artigos, para que possam identificar a estrutura na prática.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Com base nos exemplos encontrados, os alunos irão criar um esboço de um texto em que utilizem o aposto. O objetivo é que eles pratiquem a identificação e o uso da estrutura.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão se juntar em grupo e compartilhar seus esboços. Em conjunto, eles irão escolher um texto de um integrante para ser aprimorado com o uso do aposto. Eles deverão decidir qual será o termo anterior que receberá o aposto e como ele será construído no texto.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com o texto escolhido, os alunos irão criar uma versão preliminar do texto em que o aposto está presente.

  5. Etapa 5 - Testar

    Projete os textos produzidos na lousa e incentive os alunos a lerem e identificarem o aposto. O objetivo é que os alunos possam aplicar o que aprenderam e compartilhar com os colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar aposto de complementos direto e indireto.
  • Estimular a prática da leitura e da escrita por meio da identificação e do uso do aposto.
  • Promover a criatividade e a colaboração dos alunos por meio do trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do aposto em textos diversos.
  • Utilização correta do aposto nos textos produzidos.
  • Participação ativa na construção do texto protótipo.
  • Apresentação clara e objetiva do texto com o aposto.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de aposto e explicar a diferença entre ele e os complementos direto e indireto.
  • Incentivar a pesquisa de exemplos de aposto em textos diversos.
  • Orientar os alunos na criação do texto com o aposto.
  • Projetar o texto na lousa e incentivar a participação dos alunos na identificação do aposto.

Ações do aluno

  • Pesquisar exemplos de aposto em textos diversos.
  • Criar um esboço de um texto com o aposto.
  • Decidir qual texto será aprimorado com o uso do aposto.
  • Trabalhar em grupo para criar o texto protótipo.
  • Apresentar o texto com o aposto para a turma.