Aula sobre Caracteristicas Do Aposto

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O aposto tem como objetivo explicar ou dar mais informações sobre um termo presente na frase. Ele pode ser encontrado em diversos tipos de textos, como notícias, crônicas, romances, entre outros. Saber identificar o aposto é importante para entender melhor o sentido de uma frase e, assim, compreender melhor o que é dito. Neste material, vamos trabalhar com o Design Thinking, uma metodologia ativa que incentiva a criatividade e a resolução de problemas de forma colaborativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema explicando o que é o aposto e dando exemplos de como ele pode ser encontrado em textos diversos.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Apresente o Design Thinking e explique como ele será aplicado na aula.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos", com base em um personagem fictício.

  4. Etapa 4 - Produção de texto Identificação do aposto

    A partir do mapa de empatia criado, os alunos irão produzir um texto utilizando o aposto em frases relacionadas ao personagem fictício.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos textos

    Os alunos irão apresentar os textos produzidos para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as frases formuladas e sobre o papel do aposto na compreensão delas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar apostos.
  • Incentivar a criatividade e a resolução de problemas de forma colaborativa.
  • Estimular a capacidade de compreensão e interpretação de textos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do aposto nas frases.
  • Coerência e coesão do texto produzido.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na identificação do aposto nas frases.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia e o texto com base no personagem escolhido.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o texto produzido para a turma.