Aula sobre Caracteristicas Do Aposto

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O aposto é uma estrutura que complementa o sentido de um termo anterior, esclarecendo ou acrescentando informações sobre ele. É muito comum em textos jornalísticos, literários e acadêmicos. Por exemplo, em uma frase como "O filme, uma obra-prima do cinema, foi premiado em Cannes", a expressão "uma obra-prima do cinema" é um aposto que acrescenta informações sobre o termo anterior "filme". Neste material, utilizaremos o Ensino Híbrido, e os alunos criarão um template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem em seus cadernos ou em uma plataforma digital. Esse template deverá conter os campos de Check-in e Check-out, além de espaço para anotações sobre o tema abordado. No campo Check-in, eles deverão registrar o que eles já sabem sobre aposto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa de aquecimento

    Os alunos farão uma breve pesquisa online sobre o que é o aposto e a sua função em um texto. Forneça um texto para que eles identifiquem os apostos presentes. Essa etapa é importante para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto e para planejar as próximas etapas da aula.

  3. Etapa 3 - Apresentação do conceito de aposto

    Apresente o conceito de aposto, suas características e a diferença entre ele e os complementos diretos e indiretos.

  4. Etapa 4 - Exercícios em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de frases para identificar os apostos em cada uma delas. Selecione frases de diferentes níveis de dificuldade para que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar o aposto em contextos distintos.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Os alunos produzirão um texto utilizando o aposto em pelo menos duas frases. Você pode indicar um tema, como "Minha cidade", "Meu animal favorito", "Minha profissão dos sonhos", entre outros. Essa atividade permitirá que os alunos apliquem o conhecimento adquirido.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula e registrarão em seus templates de registro de aprendizagem. Essa etapa é importante para que você possa verificar o aprendizado deles.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de diferenciar apostos, complementos diretos e indiretos.
  • Conhecer a estrutura do aposto e suas características.
  • Desenvolver a habilidade de autoavaliação e de registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do aposto em frases apresentadas.
  • Produção de texto utilizando o aposto corretamente.
  • Participação ativa em atividades em grupo.
  • Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de aposto e suas características.
  • Utilizar exemplos práticos e didáticos para ilustrar o conceito.
  • Propor atividades em grupo para desenvolver a habilidade de identificação do aposto.
  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa prévia sobre o conceito de aposto.
  • Participar das atividades em grupo propostas pelo professor.
  • Criar o template de registro de aprendizagem e utilizá-lo adequadamente.
  • Produzir um texto utilizando o aposto corretamente em pelo menos duas frases.
  • Refletir sobre o que foi aprendido durante a aula e registrar no template de registro de aprendizagem.