Aula sobre Caracteristicas Do Aposto

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O aposto é um termo que acrescenta informações complementares a um substantivo ou pronome. Ele pode ser essencial ou não essencial na construção da frase, e é importante identificá-lo para compreender a mensagem que o autor deseja transmitir. No cotidiano, encontramos apostos em frases como "João, meu amigo, veio me visitar" ou "O professor, um homem dedicado, preparou uma aula especial". Neste material, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para para desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o que é o aposto e apresentando exemplos de apostos essenciais e não essenciais. Os alunos podem fazer anotações no caderno.

  2. Etapa 2 - Criação do template de avaliação

    Os alunos criam, em grupo, um template de avaliação por rubrica contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido”.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem sobre a importância do aposto na compreensão de um texto. Oriente a discussão com perguntas como "Qual é a diferença entre um aposto essencial e um aposto não essencial?" ou "Como o aposto pode mudar o sentido de uma frase?".

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Cada grupo apresenta seu ponto de vista e defende suas ideias. Os demais grupos podem concordar ou discordar, apresentando argumentos para justificar suas posições. Eles devem avaliar os argumentos de cada grupo no template.

  5. Etapa 5 - Exercício prático

    Os alunos realizam exercícios práticos em sala de aula, identificando os apostos em frases e classificando-os como essenciais ou não essenciais.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Finalize a aula reforçando a importância do aposto na construção de um texto e incentivando os alunos a praticarem o que foi aprendido em sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar apostos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade crítica dos alunos ao apresentar e defender suas ideias.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos apostos em frases apresentadas.
  • Classificação adequada dos apostos como essenciais ou não essenciais.
  • Participação ativa no debate crítico.
  • Elaboração de um template de avaliação coerente.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Orientar a discussão em grupo com perguntas pertinentes.
  • Estimular a participação dos alunos no debate crítico.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e coerente com o que foi trabalhado em sala de aula.
  • Incentivar os alunos a praticarem o que foi aprendido em sala de aula.

Ações do aluno

  • Realizar anotações no caderno durante a apresentação do tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de avaliação.
  • Apresentar e defender suas ideias no debate crítico.
  • Realizar os exercícios práticos propostos em sala de aula.