Aula sobre Caracteristicas Do Aposto

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O aposto é um termo utilizado para explicar ou esclarecer algo sobre o termo anterior. A proposta deste material é que os alunos aprendam a identificar as características do aposto e suas funções em diferentes tipos de texto. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, e os alunos irão realizar atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é o aposto, como ele é utilizado em diferentes tipos de texto e quais são suas características. Em seguida, contextualize o tema com exemplos.

  2. Etapa 2 - Rotação

    Estação 1 - Identificação de apostos em frases

    Nessa estação, os alunos irão receber uma lista de frases e deverão identificar o aposto em cada uma delas. Oriente\-os a prestarem atenção nas características do aposto, como sua função e localização na frase.

    Estação 2 - Criação de frases com apostos

    Nessa estação, os alunos irão criar frases utilizando o aposto. Oriente-os a escolherem um termo anterior e pensarem em características que possam ser atribuídas a ele através do aposto.

    Estação 3 - Análise de textos

    Nessa estação, os alunos irão analisar textos e identificar os apostos presentes em cada um deles. Oriente-os a prestarem atenção ao contexto em que o aposto está inserido e como ele contribui para a compreensão do texto.


  3. Etapa 3 - Sistematização

    Reúna a turma e revise o conteúdo aprendido, destacando as principais características do aposto e suas funções em diferentes tipos de texto.

  4. Etapa 4 - Atividade de consolidação

    Como atividade de consolidação, os alunos irão criar um texto utilizando o aposto. Oriente-os a aplicarem as características aprendidas ao longo da aula.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Encerre a aula ressaltando a importância do uso correto do aposto em diferentes tipos de texto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar o aposto em diferentes tipos de texto;
  • Estimular a criatividade dos alunos na formulação de frases com apostos;
  • Despertar o interesse dos alunos pela análise de textos;
  • Ampliar o repertório linguístico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do aposto em diferentes tipos de texto;
  • Criação de frases coerentes e criativas;
  • Análise adequada de apostos nos textos;
  • Utilização correta do aposto nas atividades de consolidação;
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos;
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas;
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos;
  • Fazer a revisão do conteúdo aprendido ao longo da aula;
  • Propor atividades que favoreçam a consolidação do conteúdo.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente o aposto em diferentes tipos de texto;
  • Criar frases coerentes e criativas;
  • Analisar textos e identificar os apostos presentes em cada um deles;
  • Utilizar corretamente o aposto nas atividades propostas;
  • Participar ativamente da aula.