Aula sobre Caracteristicas Do Aposto
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é o aposto, como ele é utilizado em diferentes tipos de texto e quais são suas características. Em seguida, contextualize o tema com exemplos.Etapa 2 - Rotação
Estação 1 - Identificação de apostos em frasesNessa estação, os alunos irão receber uma lista de frases e deverão identificar o aposto em cada uma delas. Oriente\-os a prestarem atenção nas características do aposto, como sua função e localização na frase.
Estação 2 - Criação de frases com apostos
Nessa estação, os alunos irão criar frases utilizando o aposto. Oriente-os a escolherem um termo anterior e pensarem em características que possam ser atribuídas a ele através do aposto.
Estação 3 - Análise de textos
Nessa estação, os alunos irão analisar textos e identificar os apostos presentes em cada um deles. Oriente-os a prestarem atenção ao contexto em que o aposto está inserido e como ele contribui para a compreensão do texto.
Etapa 3 - Sistematização
Reúna a turma e revise o conteúdo aprendido, destacando as principais características do aposto e suas funções em diferentes tipos de texto.Etapa 4 - Atividade de consolidação
Como atividade de consolidação, os alunos irão criar um texto utilizando o aposto. Oriente-os a aplicarem as características aprendidas ao longo da aula.Etapa 5 - Encerramento
Encerre a aula ressaltando a importância do uso correto do aposto em diferentes tipos de texto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar o aposto em diferentes tipos de texto;
- Estimular a criatividade dos alunos na formulação de frases com apostos;
- Despertar o interesse dos alunos pela análise de textos;
- Ampliar o repertório linguístico dos alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta do aposto em diferentes tipos de texto;
- Criação de frases coerentes e criativas;
- Análise adequada de apostos nos textos;
- Utilização correta do aposto nas atividades de consolidação;
- Participação ativa nas atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos;
- Orientar os alunos durante as atividades propostas;
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos;
- Fazer a revisão do conteúdo aprendido ao longo da aula;
- Propor atividades que favoreçam a consolidação do conteúdo.
Ações do aluno
- Identificar corretamente o aposto em diferentes tipos de texto;
- Criar frases coerentes e criativas;
- Analisar textos e identificar os apostos presentes em cada um deles;
- Utilizar corretamente o aposto nas atividades propostas;
- Participar ativamente da aula.