Características do gênero conto

Você gosta de ler contos? Qual seu tipo de conto favorito? Nessa aula de Português vamos conhecer mais sobre este gênero literário.


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    “Quem um dia irá dizer que existe razão

    Nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer

    Que não existe razão?

    Eduardo abriu os olhos mas não quis se levantar

    Ficou deitado e viu que horas eram

    Enquanto Mônica tomava um conhaque

    No outro canto da cidade

    Como eles disseram

    Eduardo e Mônica um dia se encontraram sem querer

    E conversaram muito mesmo pra tentar se conhecer

    Foi um carinha do cursinho do Eduardo que disse

    • Tem uma festa legal e a gente quer se divertir (...)”.

    (Eduardo e Mônica. RUSSO, Renato. In: Legião Urbana – Dois. EMI, 1986.)

    Sobre o tipo de narrador presente na música Eduardo e Mônica,

    é correto afirmar:

    A) O narrador da música é do tipo narrador personagem, já que a narração é dotada de características emocionais daquele que narra, mostrando ao leitor o seu ponto de vista sobre os fatos ocorridos.

    B) Narrador testemunha, pois é uma das personagens que vivem a história contada, mas não é uma personagem principal.

    C) Narrador onisciente, pois sabe de tudo o que acontece na narrativa, seus aspectos e o comportamento das personagens, podendo, inclusive, descrever situações simultâneas, embora essas ocorram em lugares diferentes.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Rotação por estações:

    O conto é um gênero literário que tem como principal característica a concisão e a precisão na narrativa. É importante que os alunos compreendam as características desse gênero para que possam analisar textos narrativos ficcionais de forma mais crítica e consciente. Nesta atividade, vamos trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo participará de uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de análise e interpretação de textos, identifiquem as características do gênero conto e percebam como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O conto é um gênero literário que tem como característica a concisão, a objetividade e a narrativa de uma história curta. É um gênero que pode ser encontrado em diversas formas, como em livros, revistas, jornais e até mesmo nas redes sociais. Nessa atividade, os estudantes irão aprender sobre as características do gênero conto, analisando a estrutura, os recursos coesivos e a escolha lexical típica de cada gênero. Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  5. 5. Cultura Maker:

    O gênero conto é uma das formas mais populares de narrativa ficcional, presente em livros, filmes, séries e até mesmo nas conversas do dia a dia. Nesta atividade, vamos explorar as características que tornam um texto um conto, como a estrutura, a escolha lexical e o foco narrativo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, que incentiva os alunos a serem criativos e participativos na construção do conhecimento. A atividade proposta será a criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Ensino Híbrido:

    O conto é um gênero narrativo que tem como característica principal a concisão e a objetividade. Ele é muito utilizado em diversas áreas, como na literatura, no cinema, na televisão e na publicidade. Nesta atividade, vamos trabalhar as características do conto e como ele se difere de outros gêneros narrativos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  7. 7. Estudo de Caso:

    O conto é um gênero literário que se caracteriza pela narrativa curta e concisa, que apresenta uma história com começo, meio e fim. É importante que os alunos compreendam as características desse gênero para poderem analisar e interpretar textos narrativos ficcionais com mais propriedade. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam identificar, analisar e comparar diferentes contos, a fim de compreender como se estrutura uma narrativa curta e quais são os efeitos de sentido decorrentes das escolhas do autor.
    Atividade completa
  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O conto é um gênero literário muito presente na cultura brasileira e mundial. Ele é caracterizado por ser uma narrativa curta, com poucos personagens e um enredo bem definido. Durante esta atividade, os estudantes irão desenvolver a habilidade de analisar as características do gênero conto, identificando os recursos coesivos, a escolha lexical e o foco narrativo típicos desse tipo de narrativa. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: