Aula sobre Caracteristicas Do Genero Conto

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O conto é um gênero literário que tem como característica a concisão, a objetividade e a narrativa de uma história curta. É um gênero que pode ser encontrado em diversas formas, como em livros, revistas, jornais e até mesmo nas redes sociais. Nessa atividade, os estudantes irão aprender sobre as características do gênero conto, analisando a estrutura, os recursos coesivos e a escolha lexical típica de cada gênero. Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O conto é um gênero literário que tem como característica a concisão, a objetividade e a narrativa de uma história curta. É um gênero que pode ser encontrado em diversas formas, como em livros, revistas, jornais e até mesmo nas redes sociais. Nessa atividade, os estudantes irão aprender sobre as características do gênero conto, analisando a estrutura, os recursos coesivos e a escolha lexical típica de cada gênero. Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema, apresentando as características do gênero conto e sua importância na literatura. Em seguida, apresente a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos e explicar como ela será aplicada nesta atividade.

  3. Etapa 3 - Análise de contos

    Os alunos irão escolher um conto para analisar em grupo. Cada grupo deverá ler o conto e identificar suas características, como a estrutura, os recursos coesivos e a escolha lexical típica de cada gênero.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo irá apresentar seu modelo de avaliação para a turma, explicando como ele funciona e como foi criado.

  6. Etapa 6 - Avaliação dos contos

    Cada grupo irá avaliar o conto de outro grupo utilizando o modelo criado, preenchendo os critérios de avaliação e dando uma nota final.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo suas avaliações e justificar suas notas, debatendo sobre as características do gênero conto e como elas foram aplicadas na história analisada.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a atividade, reforçando as características do gênero conto e como elas foram aplicadas na atividade. Reforce também a importância da análise crítica e da avaliação por pares na construção do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as diferentes formas de composição próprias de cada gênero;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o enredo e o foco narrativo e perceber como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e justificar suas avaliações, promovendo a análise crítica e a construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia;
  • Orientar os alunos na análise dos contos;
  • Auxiliar na criação dos modelos de avaliação por pares;
  • Conduzir a discussão em grupo;

Ações do aluno

  • Escolher um conto para análise;
  • Identificar as características do gênero conto na história escolhida;
  • Criar um modelo de avaliação por pares;
  • Avaliar o conto de outro grupo;
  • Discutir em grupo suas avaliações e justificar suas notas.