Aula sobre Caracteristicas Do Genero Conto
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O conto é um gênero literário que tem como característica a concisão, a objetividade e a narrativa de uma história curta. É um gênero que pode ser encontrado em diversas formas, como em livros, revistas, jornais e até mesmo nas redes sociais. Nessa atividade, os estudantes irão aprender sobre as características do gênero conto, analisando a estrutura, os recursos coesivos e a escolha lexical típica de cada gênero. Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
O conto é um gênero literário que tem como característica a concisão, a objetividade e a narrativa de uma história curta. É um gênero que pode ser encontrado em diversas formas, como em livros, revistas, jornais e até mesmo nas redes sociais. Nessa atividade, os estudantes irão aprender sobre as características do gênero conto, analisando a estrutura, os recursos coesivos e a escolha lexical típica de cada gênero. Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema, apresentando as características do gênero conto e sua importância na literatura. Em seguida, apresente a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos e explicar como ela será aplicada nesta atividade.Etapa 3 - Análise de contos
Os alunos irão escolher um conto para analisar em grupo. Cada grupo deverá ler o conto e identificar suas características, como a estrutura, os recursos coesivos e a escolha lexical típica de cada gênero.Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por pares
Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação dos modelos
Cada grupo irá apresentar seu modelo de avaliação para a turma, explicando como ele funciona e como foi criado.Etapa 6 - Avaliação dos contos
Cada grupo irá avaliar o conto de outro grupo utilizando o modelo criado, preenchendo os critérios de avaliação e dando uma nota final.Etapa 7 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo suas avaliações e justificar suas notas, debatendo sobre as características do gênero conto e como elas foram aplicadas na história analisada.Etapa 8 - Conclusão
Conclua a atividade, reforçando as características do gênero conto e como elas foram aplicadas na atividade. Reforce também a importância da análise crítica e da avaliação por pares na construção do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as diferentes formas de composição próprias de cada gênero;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o enredo e o foco narrativo e perceber como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e justificar suas avaliações, promovendo a análise crítica e a construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia;
- Orientar os alunos na análise dos contos;
- Auxiliar na criação dos modelos de avaliação por pares;
- Conduzir a discussão em grupo;
Ações do aluno
- Escolher um conto para análise;
- Identificar as características do gênero conto na história escolhida;
- Criar um modelo de avaliação por pares;
- Avaliar o conto de outro grupo;
- Discutir em grupo suas avaliações e justificar suas notas.