Aula sobre Caracteristicas Do Genero Conto

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O gênero conto é uma das formas mais populares de narrativa ficcional, presente em livros, filmes, séries e até mesmo nas conversas do dia a dia. Nesta atividade, vamos explorar as características que tornam um texto um conto, como a estrutura, a escolha lexical e o foco narrativo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, que incentiva os alunos a serem criativos e participativos na construção do conhecimento. A atividade proposta será a criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O gênero conto é uma das formas mais populares de narrativa ficcional, presente em livros, filmes, séries e até mesmo nas conversas do dia a dia. Nesta atividade, vamos explorar as características que tornam um texto um conto, como a estrutura, a escolha lexical e o foco narrativo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, que incentiva os alunos a serem criativos e participativos na construção do conhecimento. A atividade proposta será a criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que é um conto e quais são suas características principais. Em seguida, apresenta exemplos de contos conhecidos, como "A Cartomante" de Machado de Assis e "O Gato Preto" de Edgar Allan Poe. Os alunos são incentivados a compartilhar suas experiências com o gênero e a expressar suas opiniões sobre as histórias apresentadas.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Eles devem pensar em perguntas que possam ser respondidas pelos colegas ao final da atividade, com base no que foi aprendido sobre o gênero conto. Forneça materiais como papel, canetas e lápis de cor para que os alunos possam criar um modelo visualmente atraente.

  4. Etapa 4 - Leitura de um conto

    Escolha um conto para ser lido em voz alta para a turma. Durante a leitura, os alunos devem prestar atenção nas características que tornam o texto um conto, como a estrutura e a escolha lexical. Ao final da leitura, conduza uma discussão sobre o conto e as características identificadas pelos alunos.

  5. Etapa 5 - Criação de um conto em grupo

    Os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de criar um conto com base nas características identificadas na leitura anterior. Eles devem pensar em um enredo, personagens, cenários e diálogos que se encaixem no formato de conto. Incentive a criatividade dos alunos e forneça feedbacks construtivos durante o processo de criação.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos contos

    Cada grupo apresenta seu conto para a turma, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 2 para avaliar a atividade. Os alunos devem responder às perguntas dos colegas e fornecer feedbacks construtivos mutualmente.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade fazendo uma revisão das características do gênero conto e ressaltando a importância da criatividade e da participação dos alunos na construção do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as características do gênero conto.
  • Incentivar a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
  • Fomentar a colaboração e a troca de feedbacks construtivos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação das características do gênero conto.
  • Criatividade na criação do conto em grupo.
  • Participação e colaboração com os colegas durante a atividade.

Ações do professor

  • Fornecer materiais para a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Incentivar a criatividade e a participação dos alunos na criação do conto em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos durante o processo de criação.

Ações do aluno

  • Colaborar com os colegas na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente da criação do conto em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos colegas durante as apresentações.