Aula sobre Caracteristicas Do Genero Conto
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O conto é um gênero narrativo que tem como característica principal a concisão e a objetividade. Ele é muito utilizado em diversas áreas, como na literatura, no cinema, na televisão e na publicidade. Nesta atividade, vamos trabalhar as características do conto e como ele se difere de outros gêneros narrativos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
O conto é um gênero narrativo que tem como característica principal a concisão e a objetividade. Ele é muito utilizado em diversas áreas, como na literatura, no cinema, na televisão e na publicidade. Nesta atividade, vamos trabalhar as características do conto e como ele se difere de outros gêneros narrativos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Check-in
Inicie a atividade com um Check-in, no qual os alunos deverão responder à pergunta: "O que você já sabe sobre o gênero conto?". O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema.Etapa 3 - Apresentação das características do gênero conto
Apresente as características do gênero conto, como a concisão, a objetividade, a presença de um clímax e um desfecho surpreendente. Para isso, poderá utilizar exemplos de contos famosos, como "O Alienista", de Machado de Assis, e "A Cartomante", de Machado de Assis.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir as características do conto apresentadas pelo professor. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 5 - Produção de um conto
Os alunos deverão produzir um conto utilizando as características apresentadas pelo professor. O professor poderá fornecer um tema para a produção ou deixar que os alunos escolham livremente. É importante que os alunos utilizem os recursos coesivos e a escolha lexical típica do gênero conto.Etapa 6 - Check-out
Ao final da atividade, os alunos farão um Check-out, no qual deverão responder à pergunta: "O que você aprendeu sobre o gênero textual conto?".
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as diferentes formas de composição próprias de cada gênero;
- Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
- Proporcionar uma atividade mais dinâmica e participativa.
Critérios de avaliação
- Utilização das características do gênero conto na produção textual;
- Coesão e coerência na produção textual;
- Participação nas discussões em grupo.
Ações do professor
- Apresentar as características do gênero conto;
- Dividir os alunos em grupos para discussão;
- Fornecer feedbacks sobre as produções textuais.
Ações do aluno
- Participar das discussões em grupo;
- Produzir um conto utilizando as características apresentadas;
- Realizar o Check-in e Check-out.