Aula sobre Caracteristicas Do Genero Conto

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O conto é um gênero literário muito presente na cultura brasileira e mundial. Ele é caracterizado por ser uma narrativa curta, com poucos personagens e um enredo bem definido. Durante esta atividade, os estudantes irão desenvolver a habilidade de analisar as características do gênero conto, identificando os recursos coesivos, a escolha lexical e o foco narrativo típicos desse tipo de narrativa. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O conto é um gênero literário muito presente na cultura brasileira e mundial. Ele é caracterizado por ser uma narrativa curta, com poucos personagens e um enredo bem definido. Durante esta atividade, os estudantes irão desenvolver a habilidade de analisar as características do gênero conto, identificando os recursos coesivos, a escolha lexical e o foco narrativo típicos desse tipo de narrativa. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade apresentando o tema e contextualizando para os estudantes. Será feita uma breve explicação sobre o gênero conto e suas características.

  3. Etapa 3 - Leitura do conto

    Apresente um conto para os estudantes e eles farão a leitura individualmente. Em seguida, haverá uma roda de conversa para discutir o enredo, os personagens e o foco narrativo.

  4. Etapa 4 - Debate sobre o conto

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá um tema para discutir sobre o conto. Eles deverão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os temas podem ser: recursos coesivos, escolha lexical, foco narrativo, enredo e personagens.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo irá apresentar seu modelo para a turma e explicar como chegaram às conclusões.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir em grupo os modelos apresentados pelos outros grupos, identificando semelhanças e diferenças.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a atividade e a qualidade das discussões e apresentações. Após isso, faça um resumo e reforce os principais pontos trabalhados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar as características do gênero conto
  • Estimular a participação dos alunos em discussões em grupo
  • Desenvolver a habilidade de criar modelos de avaliação por rubrica

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas discussões em grupo
  • Qualidade dos modelos de avaliação por rubrica criados pelos alunos
  • Qualidade das apresentações dos modelos pelos grupos

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os estudantes
  • Selecionar um conto adequado para a atividade
  • Orientar os alunos na criação dos modelos de avaliação por rubrica

Ações do aluno

  • Ler o conto individualmente
  • Participar ativamente das discussões em grupo
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica em grupo