Aula sobre Caracteristicas Do Genero Conto
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O conto é um gênero literário muito presente na cultura brasileira e mundial. Ele é caracterizado por ser uma narrativa curta, com poucos personagens e um enredo bem definido. Durante esta atividade, os estudantes irão desenvolver a habilidade de analisar as características do gênero conto, identificando os recursos coesivos, a escolha lexical e o foco narrativo típicos desse tipo de narrativa. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
O conto é um gênero literário muito presente na cultura brasileira e mundial. Ele é caracterizado por ser uma narrativa curta, com poucos personagens e um enredo bem definido. Durante esta atividade, os estudantes irão desenvolver a habilidade de analisar as características do gênero conto, identificando os recursos coesivos, a escolha lexical e o foco narrativo típicos desse tipo de narrativa. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Inicie a atividade apresentando o tema e contextualizando para os estudantes. Será feita uma breve explicação sobre o gênero conto e suas características.Etapa 3 - Leitura do conto
Apresente um conto para os estudantes e eles farão a leitura individualmente. Em seguida, haverá uma roda de conversa para discutir o enredo, os personagens e o foco narrativo.Etapa 4 - Debate sobre o conto
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá um tema para discutir sobre o conto. Eles deverão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os temas podem ser: recursos coesivos, escolha lexical, foco narrativo, enredo e personagens.Etapa 5 - Apresentação dos modelos
Cada grupo irá apresentar seu modelo para a turma e explicar como chegaram às conclusões.Etapa 6 - Discussão em grupo
A turma irá discutir em grupo os modelos apresentados pelos outros grupos, identificando semelhanças e diferenças.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos durante a atividade e a qualidade das discussões e apresentações. Após isso, faça um resumo e reforce os principais pontos trabalhados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar as características do gênero conto
- Estimular a participação dos alunos em discussões em grupo
- Desenvolver a habilidade de criar modelos de avaliação por rubrica
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos nas discussões em grupo
- Qualidade dos modelos de avaliação por rubrica criados pelos alunos
- Qualidade das apresentações dos modelos pelos grupos
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo para os estudantes
- Selecionar um conto adequado para a atividade
- Orientar os alunos na criação dos modelos de avaliação por rubrica
Ações do aluno
- Ler o conto individualmente
- Participar ativamente das discussões em grupo
- Criar um modelo de avaliação por rubrica em grupo