Características dos pronomes relativos

Você sabe quais são e quando usar os pronomes relativos? Vamos aprender nessa aula de Português!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Em qual alternativa não tem pronome relativo?

    A) Foi ela quem começou!

    B) Não gosto da forma como ele joga.

    C) Temos que trabalhar aos sábados.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Rotação por estações:

    Antes de iniciar a atividade, é importante contextualizar o assunto para que os alunos entendam sua importância. Os pronomes relativos são elementos fundamentais para coesão textual e compreensão de um texto. Eles estabelecem relações entre as partes do texto, referindo-se a termos já citados anteriormente. Portanto, é essencial que os alunos saibam identificar os pronomes relativos e seus antecedentes para uma leitura mais eficaz.

    Exemplos práticos:

    Para auxiliar na compreensão do assunto, é importante utilizar exemplos práticos. Seguem algumas aplicações de pronomes relativos em frases:

    1\. O livro que li ontem era ótimo. (que)

    2\. O cachorro, o qual eu encontrei na rua, está muito machucado. (o qual)

    3\. O filme, cujo enredo eu não entendi, foi indicado ao Oscar. (cujo)

    4\. A pessoa de quem eu gosto não está aqui. (quem)

    5\. A cidade onde nasci é muito bonita. (onde)

    6\. O carro que comprei é vermelho. (que)

    7\. O artista, o qual eu admiro muito, está em turnê pelo país. (o qual)

    8\. O livro, cujo autor é brasileiro, ganhou vários prêmios internacionais. (cujo)

    9\. A festa a que fui no último final de semana foi muito animada. (que)

    10\. A cidade onde moro fica perto do mar. (onde)

    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre pronomes relativos, se sabem o que são e para que servem. Depois, explique que os pronomes relativos se referem a um termo anterior (antecedente) e que o substitui na frase, estabelecendo uma relação entre eles. Exemplo: em “O livro que eu li é muito interessante”, o pronome “que” se refere a livro, que é o antecedente.
    Atividade completa
  5. 5. Design Sprint:

    Explique o que são pronomes relativos e qual a sua função na construção de frases. Você pode utilizar exemplos práticos retirados de textos de jornais, revistas e livros didáticos. Esses exemplos podem ser lidos e discutidos em grupo.
    Atividade completa
  6. 6. Ensino Híbrido:

    Os pronomes relativos são muito utilizados na língua portuguesa e são essenciais para estabelecer relações entre partes do texto. Eles são fundamentais na leitura e na escrita, pois permitem que o texto tenha continuidade e coesão. Saber identificar o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais é essencial para a compreensão de um texto.
    Atividade completa
  7. 7. Estudo de Caso:

    Apresente exemplos práticos do uso de pronomes relativos, como textos jornalísticos, literários ou até mesmo conversas cotidianas. Explique que os pronomes relativos são utilizados para fazer referência a um termo já mencionado anteriormente a fim de evitar repetições desnecessárias e tornar a comunicação mais clara e objetiva.
    Atividade completa
  8. 8. Cultura Maker:

    Os pronomes relativos são elementos importantes na construção de frases complexas e na coesão textual. Eles são utilizados para estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais. Por exemplo, na frase "O livro que li é muito interessante", o pronome relativo "que" estabelece a relação entre o objeto direto "livro" e a oração subordinada adjetiva "eu li". Os alunos irão aprender sobre as características dos pronomes relativos e como utilizá-los corretamente em suas produções textuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: