Aula sobre Caracteristicas Dos Pronomes Relativos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre pronomes relativos, se sabem o que são e para que servem. Depois, explique que os pronomes relativos se referem a um termo anterior (antecedente) e que o substitui na frase, estabelecendo uma relação entre eles. Exemplo: em “O livro que eu li é muito interessante”, o pronome “que” se refere a livro, que é o antecedente.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a atividade e a metodologia utilizada. Explique que os alunos deverão criar um diário de bordo em grupo, no qual trabalharão com o tema “Características dos Pronomes Relativos” e seus subtópicos.Etapa 2 - Problema
Apresente aos alunos uma situação-problema relacionada ao tema. Exemplo: “Você recebeu uma carta de um parente distante que pediu para você ajudá-lo a revisar um texto que ele escreveu. No texto, há vários pronomes relativos e ele não sabe se está usando corretamente. Como você pode ajudá-lo?”Etapa 3 - Geração de Alternativas
Em grupos, os alunos devem discutir e propor alternativas para ajudar o parente a revisar o texto, considerando as características dos pronomes relativos.Etapa 4 - Solução
Cada grupo deve apresentar a solução que encontrou para o problema proposto, explicando como identificaram os pronomes relativos e como aplicaram as características aprendidas.Etapa 5 - Exemplos Práticos
Para fixar o conceito de pronomes relativos, apresente exemplos práticos de textos, como notícias, contos ou trechos de livros, e peça aos alunos que identifiquem os pronomes relativos e seus antecedentes.Etapa 6 - Criação do Diário de Bordo
Em grupos, os alunos devem criar um diário de bordo, contendo os campos de _Problema_, _Geração de Alternativas_ e _Solução_, no qual deverão registrar as atividades desenvolvidas em sala de aula.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese das atividades realizadas em sala de aula e reforce os conceitos aprendidos sobre as características dos pronomes relativos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de estabelecer relações entre partes do texto;
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
- Despertar o interesse dos alunos pelo tema e pela língua portuguesa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa em grupo;
- Identificação correta dos pronomes relativos e seus antecedentes;
- Proposta de soluções criativas para o problema apresentado.
Ações do professor
- Explicar os conceitos de pronomes relativos e suas características;
- Estimular a discussão em grupo;
- Propor atividades que incentivem a criatividade e a colaboração.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Identificar corretamente os pronomes relativos e seus antecedentes;
- Propor soluções criativas para o problema apresentado;
- Registrar as atividades no diário de bordo.