Aula sobre Caracteristicas Dos Pronomes Relativos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os pronomes relativos são elementos importantes na construção de frases complexas e na coesão textual. Eles são utilizados para estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais. Por exemplo, na frase "O livro que li é muito interessante", o pronome relativo "que" estabelece a relação entre o objeto direto "livro" e a oração subordinada adjetiva "eu li". Os alunos irão aprender sobre as características dos pronomes relativos e como utilizá-los corretamente em suas produções textuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos o tema e explique as características dos pronomes relativos. Para isso, utilize exemplos práticos e didáticos, como trechos de textos ou frases simples. Professor, convide os alunos a participarem da aula, fazendo perguntas e dando exemplos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos de quatro ou cinco e discuta sobre as características dos pronomes relativos. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Elaboração do template da Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles deverão utilizar o template para avaliar a atividade proposta pelo professor. O objetivo é que os alunos possam avaliar sua própria aprendizagem e identificar pontos que precisam ser melhorados.

  4. Etapa 4 - Produção textual

    Os alunos irão produzir um texto utilizando os pronomes relativos. Forneça um tema ou deixe que os alunos escolham o assunto. Os alunos deverão utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar sua própria produção.

  5. Etapa 5 - Socialização dos textos

    Os alunos irão socializar seus textos com a turma. Cada aluno deverá apresentar seu texto e os demais deverão avaliar utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a atividade e os alunos irão avaliar sua própria aprendizagem utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção textual.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar sua própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos pronomes relativos.
  • Coesão e coerência textual.
  • Criatividade na produção textual.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Avaliação da atividade utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as características dos pronomes relativos.
  • Dividir os alunos em grupos para discussão.
  • Conduzir a atividade de criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fornecer feedback sobre a produção textual dos alunos.
  • Conduzir a reflexão final sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Participar das discussões em grupo.
  • Criar o template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Produzir um texto utilizando os pronomes relativos.
  • Avaliar sua própria produção utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Socializar seu texto com a turma e avaliar os textos dos demais alunos utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs.