Aula sobre Caracteristicas Dos Pronomes Relativos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Explique o que são pronomes relativos e qual a sua função na construção de frases. Você pode utilizar exemplos práticos retirados de textos de jornais, revistas e livros didáticos. Esses exemplos podem ser lidos e discutidos em grupo.

  1. Etapa 1 - Entendimento

    Apresente o tema e peça aos alunos que pesquisem sobre o assunto em livros didáticos e em fontes confiáveis na internet.

  2. Etapa 2 - Esboço

    Nessa etapa, os alunos deverão criar um mapa mental sobre as características dos pronomes relativos. O mapa mental pode ser feito em folhas de papel sulfite.

  3. Etapa 3 - Coleta de informações

    Nessa etapa, os alunos deverão selecionar as informações mais importantes e relevantes sobre as características dos pronomes relativos, que serão utilizadas na próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Nessa etapa, os alunos deverão criar um cartaz com as informações selecionadas na etapa anterior. O cartaz pode ser feito em folhas de papel sulfite, utilizando canetas coloridas.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Nessa etapa, os alunos deverão apresentar o cartaz para a turma, explicando as informações selecionadas sobre as características dos pronomes relativos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de comunicação oral;
  • Compartilhamento de conhecimento;
  • Aprendizagem colaborativa.

Critérios de avaliação

  • Clareza na apresentação;
  • Comunicação oral adequada;
  • Participação no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Orientar a apresentação do cartaz;
  • Incentivar a participação dos alunos;
  • Dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Apresentar o cartaz para a turma;
  • Explicar as informações selecionadas;
  • Receber o feedback do professor e dos colegas.