Aula sobre Caracteristicas Dos Pronomes Relativos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Explique o que são pronomes relativos e qual a sua função na construção de frases. Você pode utilizar exemplos práticos retirados de textos de jornais, revistas e livros didáticos. Esses exemplos podem ser lidos e discutidos em grupo.
Etapa 1 - Entendimento
Apresente o tema e peça aos alunos que pesquisem sobre o assunto em livros didáticos e em fontes confiáveis na internet.Etapa 2 - Esboço
Nessa etapa, os alunos deverão criar um mapa mental sobre as características dos pronomes relativos. O mapa mental pode ser feito em folhas de papel sulfite.Etapa 3 - Coleta de informações
Nessa etapa, os alunos deverão selecionar as informações mais importantes e relevantes sobre as características dos pronomes relativos, que serão utilizadas na próxima etapa.Etapa 4 - Prototipação
Nessa etapa, os alunos deverão criar um cartaz com as informações selecionadas na etapa anterior. O cartaz pode ser feito em folhas de papel sulfite, utilizando canetas coloridas.Etapa 5 - Socialização
Nessa etapa, os alunos deverão apresentar o cartaz para a turma, explicando as informações selecionadas sobre as características dos pronomes relativos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de comunicação oral;
- Compartilhamento de conhecimento;
- Aprendizagem colaborativa.
Critérios de avaliação
- Clareza na apresentação;
- Comunicação oral adequada;
- Participação no trabalho em grupo.
Ações do professor
- Orientar a apresentação do cartaz;
- Incentivar a participação dos alunos;
- Dar feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Apresentar o cartaz para a turma;
- Explicar as informações selecionadas;
- Receber o feedback do professor e dos colegas.