Aula sobre Caracteristicas Dos Pronomes Relativos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os pronomes relativos são muito utilizados na língua portuguesa e são essenciais para estabelecer relações entre partes do texto. Eles são fundamentais na leitura e na escrita, pois permitem que o texto tenha continuidade e coesão. Saber identificar o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais é essencial para a compreensão de um texto.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma pergunta que estimule a reflexão e a participação dos alunos, como: “Qual é a importância dos pronomes relativos na construção de um texto coeso e coerente?”.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    Apresente os conceitos dos pronomes relativos e suas características utilizando exemplos simples e contextualizados, como a seguinte frase: “O livro que eu li é muito bom”.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. O template deve ter espaço para que os alunos registrem as características dos pronomes relativos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve pesquisar sobre um subtema relacionado aos pronomes relativos, como uso do pronome relativo quem, uso do pronome relativo onde, etc.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar para a turma o resultado da pesquisa. Incentive a participação e a troca de ideias entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Ao final da aula, os alunos devem preencher o campo de Check-out do seu template de registro de aprendizagem com o que aprenderam durante a aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos para estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais;
  • Estimular o trabalho em grupo e o diálogo entre os alunos;
  • Incentivar a pesquisa e a busca por conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na discussão em grupo;
  • Capacidade de identificar as características dos pronomes relativos;
  • Qualidade da pesquisa e da apresentação.

Ações do professor

  • Estimular a participação dos alunos;
  • Orientar a pesquisa e a criação do template de registro de aprendizagem;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das discussões em grupo;
  • Realizar pesquisas sobre os subtemas propostos;
  • Preencher o template de registro de aprendizagem com as informações aprendidas durante a aula.