Aula sobre Caracteristicas Dos Pronomes Relativos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Apresente exemplos práticos do uso de pronomes relativos, como textos jornalísticos, literários ou até mesmo conversas cotidianas. Explique que os pronomes relativos são utilizados para fazer referência a um termo já mencionado anteriormente a fim de evitar repetições desnecessárias e tornar a comunicação mais clara e objetiva.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus subtópicos. Explique aos alunos que eles participarão de um Estudo de Caso sobre o uso correto dos pronomes relativos.

    Subtópicos:

    \- O que são pronomes relativos?

    \- Características dos pronomes relativos

    \- Como utilizar os pronomes relativos corretamente


  2. Etapa 2 - Criação do template

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deverá criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas. O infográfico deverá conter informações sobre os subtópicos mencionados anteriormente.

  3. Etapa 3 - Infográfico

    Cada grupo deverá escolher um texto diferente (jornalístico, literário ou de sua preferência) e identificar os pronomes relativos utilizados. Em seguida, deverá preencher as lacunas do infográfico com as informações obtidas.

  4. Etapa 4 - Socialização

    Após preencher o infográfico, cada grupo deverá apresentar o seu trabalho para a turma.

  5. Etapa 5 - Atividade Complementar

    Como atividade complementar, peça para que cada aluno escreva um pequeno texto utilizando pronomes relativos da forma correta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a compreensão dos alunos em relação aos pronomes relativos;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar com infográficos;
  • Incentivar a habilidade de apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na elaboração do infográfico;
  • Clareza e objetividade das informações contidas no infográfico;
  • Correção gramatical do uso dos pronomes relativos;
  • Qualidade da apresentação do trabalho;
  • Correção gramatical do texto produzido pelos alunos.

Ações do professor

  • Orientar os grupos na criação do infográfico;
  • Acompanhar a produção do texto dos alunos;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos;
  • Corrigir e avaliar os trabalhos.

Ações do aluno

  • Participar da criação do infográfico;
  • Identificar e preencher as lacunas do infográfico;
  • Apresentar o trabalho para a turma;
  • Produzir um texto utilizando pronomes relativos de forma correta;
  • Participar ativamente das atividades propostas.