Aula sobre Caracteristicas Dos Pronomes Relativos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a atividade, é importante contextualizar o assunto para que os alunos entendam sua importância. Os pronomes relativos são elementos fundamentais para coesão textual e compreensão de um texto. Eles estabelecem relações entre as partes do texto, referindo-se a termos já citados anteriormente. Portanto, é essencial que os alunos saibam identificar os pronomes relativos e seus antecedentes para uma leitura mais eficaz.

Exemplos práticos:

Para auxiliar na compreensão do assunto, é importante utilizar exemplos práticos. Seguem algumas aplicações de pronomes relativos em frases:

1\. O livro que li ontem era ótimo. (que)

2\. O cachorro, o qual eu encontrei na rua, está muito machucado. (o qual)

3\. O filme, cujo enredo eu não entendi, foi indicado ao Oscar. (cujo)

4\. A pessoa de quem eu gosto não está aqui. (quem)

5\. A cidade onde nasci é muito bonita. (onde)

6\. O carro que comprei é vermelho. (que)

7\. O artista, o qual eu admiro muito, está em turnê pelo país. (o qual)

8\. O livro, cujo autor é brasileiro, ganhou vários prêmios internacionais. (cujo)

9\. A festa a que fui no último final de semana foi muito animada. (que)

10\. A cidade onde moro fica perto do mar. (onde)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que são os pronomes relativos e sua importância para a compreensão de um texto.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo passará por três estações com atividades diferentes, mas relacionadas ao tema. As estações serão:

    a) Identificação de pronomes relativos em um texto;

    b) Criação de frases com pronomes relativos;

    c) Leitura das frases criadas e revisão entre pares.


  3. Etapa 3 - Roda de conversa

    Após passarem por todas as estações, os alunos se reunirão em uma roda de conversa para discutir as atividades realizadas e as dificuldades encontradas.

  4. Etapa 4 - Revisão teórica

    Faça uma revisão teórica sobre o tema, utilizando os exemplos práticos realizados durante a aula.

  5. Etapa 5 - Atividade avaliativa

    Os alunos realizarão uma atividade avaliativa individual, na qual deverão identificar pronomes relativos e seus antecedentes em um texto.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Encerre a atividade reforçando a importância dos pronomes relativos e sua aplicação na leitura e escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais;
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de pronomes relativos e seus antecedentes na atividade avaliativa.
  • Desempenho nas estações de trabalho;
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o assunto;
  • Organizar as estações e as atividades propostas;
  • Estimular a participação dos alunos e tirar dúvidas durante a aula;
  • Fazer uma revisão teórica após as atividades;
  • Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Identificar pronomes relativos e seus antecedentes;
  • Colaborar com o grupo na realização das atividades;
  • Realizar a atividade avaliativa de forma individual e com atenção.