Aula sobre Caracteristicas Dos Pronomes Relativos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplos práticos:
Para auxiliar na compreensão do assunto, é importante utilizar exemplos práticos. Seguem algumas aplicações de pronomes relativos em frases:
1\. O livro que li ontem era ótimo. (que)
2\. O cachorro, o qual eu encontrei na rua, está muito machucado. (o qual)
3\. O filme, cujo enredo eu não entendi, foi indicado ao Oscar. (cujo)
4\. A pessoa de quem eu gosto não está aqui. (quem)
5\. A cidade onde nasci é muito bonita. (onde)
6\. O carro que comprei é vermelho. (que)
7\. O artista, o qual eu admiro muito, está em turnê pelo país. (o qual)
8\. O livro, cujo autor é brasileiro, ganhou vários prêmios internacionais. (cujo)
9\. A festa a que fui no último final de semana foi muito animada. (que)
10\. A cidade onde moro fica perto do mar. (onde)
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade explicando o que são os pronomes relativos e sua importância para a compreensão de um texto.Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo passará por três estações com atividades diferentes, mas relacionadas ao tema. As estações serão:a) Identificação de pronomes relativos em um texto;
b) Criação de frases com pronomes relativos;
c) Leitura das frases criadas e revisão entre pares.
Etapa 3 - Roda de conversa
Após passarem por todas as estações, os alunos se reunirão em uma roda de conversa para discutir as atividades realizadas e as dificuldades encontradas.Etapa 4 - Revisão teórica
Faça uma revisão teórica sobre o tema, utilizando os exemplos práticos realizados durante a aula.Etapa 5 - Atividade avaliativa
Os alunos realizarão uma atividade avaliativa individual, na qual deverão identificar pronomes relativos e seus antecedentes em um texto.Etapa 6 - Fechamento
Encerre a atividade reforçando a importância dos pronomes relativos e sua aplicação na leitura e escrita.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais;
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação.
Critérios de avaliação
- Identificação correta de pronomes relativos e seus antecedentes na atividade avaliativa.
- Desempenho nas estações de trabalho;
- Participação ativa nas atividades propostas.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o assunto;
- Organizar as estações e as atividades propostas;
- Estimular a participação dos alunos e tirar dúvidas durante a aula;
- Fazer uma revisão teórica após as atividades;
- Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Identificar pronomes relativos e seus antecedentes;
- Colaborar com o grupo na realização das atividades;
- Realizar a atividade avaliativa de forma individual e com atenção.