Aula sobre Cardinal Numbers Numeros Cardinais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Números cardinais são uma parte essencial do vocabulário da língua inglesa. Eles são usados para contar objetos, pessoas, animais e muito mais.

É importante que os alunos compreendam os números cardinais e saibam usá-los corretamente em frases simples.

Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker para criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para que os alunos possam praticar e aprimorar suas habilidades de escrita em Inglês. .


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Cardinal Numbers" e explique a importância deles na língua inglesa.

    Em seguida, mostre exemplos de como eles são usados na vida cotidiana.


  2. Etapa 2 - Atividade em grupo

    Os alunos devem trabalhar em grupos de três ou quatro para criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, usando os números cardinais em cada etapa.

    Forneça um modelo de diário de bordo para os alunos seguirem.


  3. Etapa 3 - Revisão

    Revise o diário de bordo de cada grupo e forneça feedback sobre a organização do texto, uso correto dos números cardinais e gramática.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma.

    Incentive a participação de todos os alunos na apresentação.


  5. Etapa 5 - Discussão

    Após cada apresentação, deve ser aberta uma discussão sobre o conteúdo apresentado pelos alunos.

    Professor, incentive os alunos a fazer perguntas e comentar o trabalho dos colegas.


  6. Etapa 6 - Prática individual

    Cada aluno deve criar um pequeno texto usando os números cardinais e o diário de bordo como referência.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Revise a atividade e reforce a importância dos números cardinais na língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita em Inglês.
  • Aprimorar a organização do texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos em atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos números cardinais.
  • Organização do texto em unidades de sentido.
  • Gramática correta.
  • Participação na atividade em grupo.
  • Criatividade na criação do texto individual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Fornecer um modelo de diário de bordo para os alunos seguirem.
  • Revisar o trabalho dos alunos e fornecer feedback.
  • Incentivar a participação dos alunos na discussão.
  • Fazer uma revisão geral da aula e reforçar a importância dos números cardinais na língua inglesa.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um diário de bordo.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.
  • Participar da discussão sobre o trabalho dos colegas.
  • Criar um pequeno texto individual usando os números cardinais.
  • Participar ativamente da atividade.