Aula sobre Cardinal Numbers Numeros Cardinais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Antes de iniciar a atividade, introduza o tema explicando brevemente o que são números cardinais em inglês e a importância de conhecê-los para a comunicação em língua estrangeira. Também pode ser indicada a presença dosnúmeros em atividades cotidianas como, por exemplo, informar idade, contar objetos, estabelecer horários, entre outros.
Etapa 1 - Gamificação: Criação de Jogo de Tabuleiro
Nesta etapa, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro, em grupos, que envolva o uso de números cardinais em Inglês. Para isso, explique o objetivo da atividade e divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos.Etapa 2 -
Após a divisão dos grupos, dê as orientações sobre a construção do tabuleiro. Cada grupo deve criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cartas de perguntas e ações.As cartas de perguntas devem trazer perguntas relacionadas aos subtemas escolhidos pelos alunos, enquanto as cartas de ações devem apresentar desafios a serem cumpridos pelos jogadores.
Etapa 3 -
Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, que terá a oportunidade de jogar e aprender ao mesmo tempo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar textos em unidades de sentido, dividindo-os em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos para a resolução de problemas e criação de jogos.
- Compreender a importância do uso de números cardinais em inglês em diversas situações cotidianas.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade na criação do jogo de tabuleiro.
- Clareza e objetividade nas regras do jogo.
- Correção no uso dos números cardinais em inglês.
- Participação ativa e colaboração em equipe.
- Habilidade em apresentar e explicar o jogo para a turma.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Apoiar no planejamento e organização das ideias dos grupos.
- Estimular a criatividade e colaboração entre os alunos.
- Avaliar e dar feedbacks sobre o trabalho dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para criar o jogo de tabuleiro.
- Aplicar conceitos aprendidos na aula de Inglês para criar as perguntas e desafios do jogo.
- Apresentar o jogo para a turma e explicar as regras e objetivos.
- Receber e aplicar feedbacks do professor e dos colegas para evoluir no trabalho em equipe e na criação do jogo.