Aula sobre Cardinal Numbers Numeros Cardinais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os números cardinais estão presentes em muitos momentos do cotidiano, como a contagem da quantidade de pessoas presentes ou do número de dias de férias.

Nesta atividade, a temática dos Números Cardinais em Inglês será trabalhada por meio da metodologia Rotação por Estações.

A atividade será dinâmica e prática, com exemplos do cotidiano dos estudantes em cada estação para facilitar a compreensão do conteúdo.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a atividade com uma revisão sobre os números cardinais em Inglês, destacando o que são números cardinais e qual a sua importância no dia a dia.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Prepare 3 diferentes estações de atividades no espaço da sala de aula. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Exemplos de estações podem ser:

    Estação 1: alunosproduzem um parágrafo utilizando números cardinais escritos por extenso.

    Estação 2: alunos trabalham em grupo para organizar um texto sobre números cardinais, que está recortado em parágrafos, fazendo-o ter coesão e coerência.

    Estação 3: os alunos devem criar um exemplo prático de diálogo do cotidiano, em que são utilizados números cardinais em Inglês e registrar por escrito.


  3. Etapa 3 -

    Os alunos são divididos em grupos. Cada grupo se dirige a uma estação. Depois do tempo determinado, cada grupo vai para a próxima estação. A atividade termina quando todos os grupos passarem por todas as estações.

  4. Etapa 4 -

    Os grupos apresentam as produções de cada estação para a turma, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 -

    Avalie a atividade, considerando os critérios de avaliação previamente definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar textos em unidades de sentido.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.
  • Aplicar o conhecimento sobre números cardinais em inglês.

Critérios de avaliação

  • Clareza e coesão do texto produzido pelos alunos.
  • Uso correto dos números cardinais em Inglês.
  • Participação e colaboração dos alunos na atividade em grupo.

Ações do professor

  • Dividir os alunos em grupos;
  • Organizar uma rotação por estações de atividades;
  • Incentivar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Orientar e monitorar as atividades realizadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Produzir um modelo da Dinâmica dos 3 Qs sobre números cardinais (Que bom, Que pena, Que tal);
  • Utilizar corretamente os números cardinais em Inglês;
  • Participar ativamente das atividades em grupo, colaborando e respeitando os colegas.