Aula sobre Cardinal Numbers Numeros Cardinais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, a temática dos Números Cardinais em Inglês será trabalhada por meio da metodologia Rotação por Estações.
A atividade será dinâmica e prática, com exemplos do cotidiano dos estudantes em cada estação para facilitar a compreensão do conteúdo.
Etapa 1 - Introdução
Comece a atividade com uma revisão sobre os números cardinais em Inglês, destacando o que são números cardinais e qual a sua importância no dia a dia.Etapa 2 - Rotação por estações
Prepare 3 diferentes estações de atividades no espaço da sala de aula. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Exemplos de estações podem ser:
Estação 1: alunosproduzem um parágrafo utilizando números cardinais escritos por extenso.
Estação 2: alunos trabalham em grupo para organizar um texto sobre números cardinais, que está recortado em parágrafos, fazendo-o ter coesão e coerência.
Estação 3: os alunos devem criar um exemplo prático de diálogo do cotidiano, em que são utilizados números cardinais em Inglês e registrar por escrito.
Etapa 3 -
Os alunos são divididos em grupos. Cada grupo se dirige a uma estação. Depois do tempo determinado, cada grupo vai para a próxima estação. A atividade termina quando todos os grupos passarem por todas as estações.Etapa 4 -
Os grupos apresentam as produções de cada estação para a turma, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 5 -
Avalie a atividade, considerando os critérios de avaliação previamente definidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar textos em unidades de sentido.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.
- Aplicar o conhecimento sobre números cardinais em inglês.
Critérios de avaliação
- Clareza e coesão do texto produzido pelos alunos.
- Uso correto dos números cardinais em Inglês.
- Participação e colaboração dos alunos na atividade em grupo.
Ações do professor
- Dividir os alunos em grupos;
- Organizar uma rotação por estações de atividades;
- Incentivar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
- Orientar e monitorar as atividades realizadas pelos grupos.
Ações do aluno
- Produzir um modelo da Dinâmica dos 3 Qs sobre números cardinais (Que bom, Que pena, Que tal);
- Utilizar corretamente os números cardinais em Inglês;
- Participar ativamente das atividades em grupo, colaborando e respeitando os colegas.