Aula sobre Cardinal Numbers Numeros Cardinais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor, inicie com um diálogo sobre a importância dos números em nossa vida, especialmente quando estamos aprendendo uma nova língua. Dê exemplos de uso dos números cardinais em situações do cotidiano.

  1. Etapa 1 - Explanação

    O professor explica o significado dos números cardinais em inglês e como são escritos. O professor utiliza um quadro branco ou lousa e giz para escrever os números, mostrando a pronúncia correta.

  2. Etapa 2 - Atividade em grupo

    Divida os alunos em grupos e entregue uma lista de números cardinais. Cada grupo deve criar uma história usando os números da lista, trabalhando a criatividade e a compreensão dos números.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Apresente o conceito da Dinâmica dos 3 Qs e como os alunos devem usá-la durante a atividade.

  4. Etapa 4 - Sala de Aula Invertida

    Forneça um vídeo sobre números cardinais e como devem ser usados em situações do cotidiano em Inglês. Disponibilize o link do vídeo com antecedência para que os alunos possam assisti-lo antes do dia da atividade.

  5. Etapa 5 - Aplicação da dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos utilizam a dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade realizada em grupo e compartilhar a sua percepção sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre fazendo uma síntese do que foi aprendido durante a atividade e ressaltando a importância da prática para o aprendizado da língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Ensinar a estrutura e a escrita dos números cardinais em inglês;
  • Trabalhar a compreensão dos números cardinais.
  • Relacionar o tema com situações do cotidiano;

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos números cardinais;
  • Coerência e coesão da história;
  • Participação na atividade;
  • Criatividade.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na atividade;
  • Auxiliar na criação da história;
  • Fornecer feedback sobre o trabalho em grupo.
  • Disponibilizar o link do vídeo com antecedência;
  • Auxiliar na utilização da dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo antes do dia da atividade;
  • Trabalhar em grupo;
  • Participar da atividade de criação de história;
  • Utilizar os números cardinais de forma correta;
  • Avaliar a atividade utilizando a dinâmica dos 3 Qs.