Aula sobre Carimbo
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O carimbó é uma dança típica da região Norte do Brasil, mais precisamente do Pará. É uma dança folclórica que tem como principal característica a presença de tambores e instrumentos de percussão. O carimbó é uma dança que representa a cultura e a tradição do povo paraense, e é uma forma de expressão artística que pode ser encontrada em diversas festas e eventos culturais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o carimbó e sua importância cultural, além de desenvolver habilidades de pesquisa e análise através da metodologia ativa Cultura Maker.
Etapa 1 - Contextualização
O carimbó é uma dança típica da região Norte do Brasil, mais precisamente do Pará. É uma dança folclórica que tem como principal característica a presença de tambores e instrumentos de percussão. O carimbó é uma dança que representa a cultura e a tradição do povo paraense, e é uma forma de expressão artística que pode ser encontrada em diversas festas e eventos culturais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o carimbó e sua importância cultural, além de desenvolver habilidades de pesquisa e análise através da metodologia ativa Cultura Maker.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema do carimbó, sua origem e importância cultural. Serão exibidos vídeos e imagens que mostram a dança em diferentes contextos.Etapa 3 - Pesquisa sobre o carimbó
Os alunos irão pesquisar sobre o carimbó, sua história, origem, instrumentos utilizados e principais características. Eles poderão utilizar livros, internet e outros recursos disponíveis.Etapa 4 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles deverão utilizar esse modelo para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Criação de instrumentos de percussão
Os alunos irão criar instrumentos de percussão utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, latas e caixas de papelão. Eles deverão utilizar esses instrumentos para tocar uma música de carimbó.Etapa 6 - Prática da dança
Os alunos irão praticar a dança do carimbó, utilizando os instrumentos de percussão que eles criaram. Ensine os passos básicos da dança e a coreografia ou exiba algum vídeo com passos iniciais da dança.Etapa 7 - Avaliação da atividade
Os alunos irão utilizar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover o respeito e a valorização da cultura e tradição do povo paraense.
Critérios de avaliação
- Participação e engajamento dos alunos na atividade.
- Qualidade dos instrumentos de percussão criados pelos alunos.
- Habilidade dos alunos em dançar o carimbó.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a atividade.
- Orientar os alunos na pesquisa e criação dos instrumentos de percussão.
- Ensinar os passos básicos da dança do carimbó.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o carimbó.
- Criar instrumentos de percussão utilizando materiais recicláveis.
- Praticar a dança do carimbó utilizando os instrumentos de percussão criados.