Aula sobre Carimbo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O carimbó é uma dança e música típica da região Norte do Brasil, especialmente do Pará. É uma manifestação cultural rica em história e tradição, que envolve muita percussão e movimentos marcantes. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o carimbó e como ele é uma expressão artística importante da cultura brasileira. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, além de desenvolver habilidades em pesquisa e análise.
Etapa 1 - Contextualização
O carimbó é uma dança e música típica da região Norte do Brasil, especialmente do Pará. É uma manifestação cultural rica em história e tradição, que envolve muita percussão e movimentos marcantes. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o carimbó e como ele é uma expressão artística importante da cultura brasileira. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, além de desenvolver habilidades em pesquisa e análise.Etapa 2 - Entender
Apresente aos alunos o tema "Carimbó" e explique sua origem e importância cultural. Serão utilizados vídeos e imagens para ilustrar a dança e a música. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá pesquisar sobre um aspecto específico do carimbó, como sua história, instrumentos utilizados, vestimentas, entre outros. Eles deverão criar um esboço do que irão apresentar na próxima etapa.Etapa 4 - Decidir
Cada grupo irá apresentar seu esboço e os alunos deverão decidir em conjunto quais informações serão mais relevantes para a apresentação final. Serão incentivados a debater e justificar suas escolhas.Etapa 5 - Prototipar
Com as informações selecionadas, os alunos irão criar um modelo para a apresentação final, utilizando recursos visuais e sonoros. Auxilie eles na criação e organização do material.Etapa 6 - Testar
Cada grupo irá apresentar seu modelo para a turma e receber feedback dos colegas. Serão incentivados a refletir sobre o processo de criação e aprimorar o material com base nas sugestões recebidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico
- Reconhecer e apreciar a cultura brasileira
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo
- Qualidade do material criado
- Habilidade em apresentar o tema de forma clara e objetiva
Ações do professor
- Apresentar o tema e estimular a curiosidade dos alunos
- Auxiliar na organização e criação do material
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar informações sobre o carimbó
- Trabalhar em grupo para criar um modelo de apresentação
- Apresentar o material criado para a turma e receber feedback dos colegas.