Aula sobre Carimbo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O carimbó é uma dança e música típica da região Norte do Brasil, especialmente do Pará. É uma manifestação cultural rica em história e tradição, que envolve muita percussão e movimentos marcantes. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o carimbó e como ele é uma expressão artística importante da cultura brasileira. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, além de desenvolver habilidades em pesquisa e análise.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O carimbó é uma dança e música típica da região Norte do Brasil, especialmente do Pará. É uma manifestação cultural rica em história e tradição, que envolve muita percussão e movimentos marcantes. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o carimbó e como ele é uma expressão artística importante da cultura brasileira. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, além de desenvolver habilidades em pesquisa e análise.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente aos alunos o tema "Carimbó" e explique sua origem e importância cultural. Serão utilizados vídeos e imagens para ilustrar a dança e a música. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá pesquisar sobre um aspecto específico do carimbó, como sua história, instrumentos utilizados, vestimentas, entre outros. Eles deverão criar um esboço do que irão apresentar na próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu esboço e os alunos deverão decidir em conjunto quais informações serão mais relevantes para a apresentação final. Serão incentivados a debater e justificar suas escolhas.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com as informações selecionadas, os alunos irão criar um modelo para a apresentação final, utilizando recursos visuais e sonoros. Auxilie eles na criação e organização do material.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo irá apresentar seu modelo para a turma e receber feedback dos colegas. Serão incentivados a refletir sobre o processo de criação e aprimorar o material com base nas sugestões recebidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico
  • Reconhecer e apreciar a cultura brasileira

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo
  • Qualidade do material criado
  • Habilidade em apresentar o tema de forma clara e objetiva

Ações do professor

  • Apresentar o tema e estimular a curiosidade dos alunos
  • Auxiliar na organização e criação do material
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar informações sobre o carimbó
  • Trabalhar em grupo para criar um modelo de apresentação
  • Apresentar o material criado para a turma e receber feedback dos colegas.