Aula sobre Carimbo
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O carimbó é uma dança típica do estado do Pará, que mistura elementos indígenas, africanos e europeus. É uma dança animada, que envolve muita percussão e movimentos rápidos dos pés e quadris. O carimbó é uma expressão cultural muito importante para a região amazônica e pode ser encontrado em festas populares e eventos culturais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o carimbó e criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Gamificação. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão da dança.
Etapa 1 - Contextualização
O carimbó é uma dança típica do estado do Pará, que mistura elementos indígenas, africanos e europeus. É uma dança animada, que envolve muita percussão e movimentos rápidos dos pés e quadris. O carimbó é uma expressão cultural muito importante para a região amazônica e pode ser encontrado em festas populares e eventos culturais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o carimbó e criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Gamificação. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão da dança.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o carimbó, mostrando vídeos e fotos da dança. Em seguida, explique a metodologia da Gamificação e como ela será aplicada na atividade.Etapa 3 - Brainstorm
Os alunos irão se dividir em grupos e fazer um brainstorm sobre o carimbó, listando perguntas e afirmações sobre o tema. Oriente e ajude a organizar as ideias.Etapa 4 - Criação das cartas
Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o carimbó. Forneça materiais para a criação das cartas, como papel colorido, canetas e lápis de cor.Etapa 5 - Jogo em grupo
Os grupos irão se juntar e jogar o jogo criado pelos outros grupos, respondendo às perguntas e afirmações sobre o carimbó. Oriente e ajude os alunos a entenderem as regras do jogo.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após o jogo, os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam sobre o carimbó e como foi a experiência de jogar o jogo criado pelos colegas.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas cartas de perguntas e afirmações sobre o carimbó e explicar como foi o processo de criação do jogo.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma reflexão final sobre a atividade e como a metodologia da Gamificação pode ser aplicada em outras disciplinas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise dos alunos.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Promover a valorização da cultura brasileira.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
- Cooperação e trabalho em equipe durante a atividade.
- Compreensão dos alunos sobre o tema do carimbó.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o carimbó.
- Orientar e ajudar os alunos na criação das cartas.
- Explicar as regras do jogo e orientar os alunos durante a atividade.
- Fazer uma reflexão final sobre a atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação das cartas.
- Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
- Jogar o jogo criado pelos outros grupos e responder às perguntas e afirmações.
- Discutir em grupo sobre o que aprenderam sobre o carimbó.