Aula sobre Carimbo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O carimbó é uma dança típica da região Norte do Brasil, mais especificamente do estado do Pará. É uma manifestação cultural que envolve música, dança e vestimentas típicas. O carimbó é uma dança de roda, em que os dançarinos se unem em um círculo e dançam ao som de tambores, maracas e flautas. É uma dança alegre, que celebra a vida e a cultura popular. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o carimbó e suas características, além de desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O carimbó é uma dança típica da região Norte do Brasil, mais especificamente do estado do Pará. É uma manifestação cultural que envolve música, dança e vestimentas típicas. O carimbó é uma dança de roda, em que os dançarinos se unem em um círculo e dançam ao som de tambores, maracas e flautas. É uma dança alegre, que celebra a vida e a cultura popular. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o carimbó e suas características, além de desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do carimbó e suas características, utilizando imagens, vídeos e músicas típicas da região Norte do Brasil.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre o carimbó, suas origens, características, vestimentas típicas e outros aspectos relevantes. Cada grupo deverá criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e debater sobre o carimbó, suas características e importância cultural. Os alunos deverão utilizar o modelo de avaliação por rubrica para avaliar as apresentações dos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em sala

    Medie uma discussão em sala sobre o carimbó, suas características e importância cultural. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Os alunos deverão produzir um texto sobre o carimbó, utilizando as informações pesquisadas e discutidas em sala. O texto deverá ser avaliado pelo professor utilizando o modelo de avaliação por rubrica.

  7. Etapa 7 - Apresentação final

    Cada grupo irá apresentar um resumo de suas pesquisas e conclusões sobre o carimbó. Os alunos deverão utilizar o modelo de avaliação por rubrica para avaliar as apresentações dos colegas.

  8. Etapa 8 - Avaliação final

    Avalie o desempenho dos alunos durante a atividade, levando em consideração a participação nas atividades, a qualidade da pesquisa e produção textual, além da utilização adequada do modelo de avaliação por rubrica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a valorização da cultura popular e regional.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do modelo de avaliação por rubrica.
  • Qualidade da pesquisa e produção textual.
  • Participação nas atividades propostas.
  • Qualidade da apresentação oral.
  • Respeito às opiniões e ideias dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e suas características.
  • Mediar a discussão em sala.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação e o respeito às opiniões dos colegas.
  • Orientar os alunos na utilização adequada do modelo de avaliação por rubrica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa e produção textual com qualidade.
  • Utilizar adequadamente o modelo de avaliação por rubrica.
  • Respeitar as opiniões e ideias dos colegas.
  • Apresentar suas pesquisas e conclusões de forma clara e objetiva.