Aula sobre Carimbo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O Carimbó é uma dança típica da região Norte do Brasil, mais especificamente do estado do Pará. Ela é uma mistura de ritmos indígenas, africanos e europeus, que se desenvolveu a partir das festas populares da região. O Carimbó é uma dança alegre, que envolve muita movimentação dos pés e do corpo, e é acompanhada por instrumentos como tambores, maracas e flautas. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos a cultura e a dança do Carimbó, bem como desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão artística.
Etapa 1 - Contextualização
O Carimbó é uma dança típica da região Norte do Brasil, mais especificamente do estado do Pará. Ela é uma mistura de ritmos indígenas, africanos e europeus, que se desenvolveu a partir das festas populares da região. O Carimbó é uma dança alegre, que envolve muita movimentação dos pés e do corpo, e é acompanhada por instrumentos como tambores, maracas e flautas. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos a cultura e a dança do Carimbó, bem como desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão artística.Etapa 2 - Introdução
Apresente aos alunos a dança do Carimbó, mostrando imagens e vídeos da dança e explicando sua origem e características. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para a realização da rotação por estações.Etapa 3 - Estação 1 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre a história e as características do Carimbó, utilizando livros e materiais disponíveis na sala. Eles deverão anotar as informações mais importantes e interessantes em um caderno.Etapa 4 - Estação 2 - Dança
Os alunos irão aprender os passos básicos do Carimbó, seguindo as instruções do professor e utilizando vídeos e músicas como referência. Eles deverão praticar os passos em duplas ou em grupos. Caso seja possível, utilize um vídeo com passos do Carimbó.Etapa 5 - Estação 3 - Criação
Os alunos irão criar uma coreografia de Carimbó em grupo, utilizando os passos aprendidos na estação anterior e sua criatividade. Eles deverão ensaiar a coreografia e preparar uma apresentação para os colegas.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua coreografia para os colegas, utilizando a música e os instrumentos disponíveis na sala. Os demais alunos deverão observar e avaliar as apresentações.Etapa 7 - Discussão
Conduza uma discussão com os alunos sobre a experiência de aprendizado, as dificuldades encontradas e as descobertas feitas durante a atividade. Os alunos também poderão compartilhar suas opiniões sobre a dança do Carimbó e sua importância cultural.Etapa 8 - Encerramento
Encerre a atividade agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância da valorização da cultura brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão artística.
- Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
- Promover a valorização da cultura brasileira.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa realizada sobre o Carimbó.
- Desempenho na aprendizagem dos passos e na criação da coreografia.
- Qualidade da apresentação da coreografia.
- Participação construtiva na discussão final.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e construtiva.
- Conduzir a discussão final de forma produtiva.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar a pesquisa de forma cuidadosa e atenta.
- Aprender os passos e praticá-los com empenho.
- Colaborar com o grupo na criação da coreografia.
- Apresentar a coreografia de forma segura e criativa.