Aula sobre Carimbo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Carimbó é uma dança típica da região Norte do Brasil, mais especificamente do estado do Pará. Ela é uma mistura de ritmos indígenas, africanos e europeus, que se desenvolveu a partir das festas populares da região. O Carimbó é uma dança alegre, que envolve muita movimentação dos pés e do corpo, e é acompanhada por instrumentos como tambores, maracas e flautas. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos a cultura e a dança do Carimbó, bem como desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão artística.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Carimbó é uma dança típica da região Norte do Brasil, mais especificamente do estado do Pará. Ela é uma mistura de ritmos indígenas, africanos e europeus, que se desenvolveu a partir das festas populares da região. O Carimbó é uma dança alegre, que envolve muita movimentação dos pés e do corpo, e é acompanhada por instrumentos como tambores, maracas e flautas. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos a cultura e a dança do Carimbó, bem como desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão artística.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente aos alunos a dança do Carimbó, mostrando imagens e vídeos da dança e explicando sua origem e características. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para a realização da rotação por estações.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a história e as características do Carimbó, utilizando livros e materiais disponíveis na sala. Eles deverão anotar as informações mais importantes e interessantes em um caderno.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Dança

    Os alunos irão aprender os passos básicos do Carimbó, seguindo as instruções do professor e utilizando vídeos e músicas como referência. Eles deverão praticar os passos em duplas ou em grupos. Caso seja possível, utilize um vídeo com passos do Carimbó.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Criação

    Os alunos irão criar uma coreografia de Carimbó em grupo, utilizando os passos aprendidos na estação anterior e sua criatividade. Eles deverão ensaiar a coreografia e preparar uma apresentação para os colegas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua coreografia para os colegas, utilizando a música e os instrumentos disponíveis na sala. Os demais alunos deverão observar e avaliar as apresentações.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Conduza uma discussão com os alunos sobre a experiência de aprendizado, as dificuldades encontradas e as descobertas feitas durante a atividade. Os alunos também poderão compartilhar suas opiniões sobre a dança do Carimbó e sua importância cultural.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a atividade agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância da valorização da cultura brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
  • Promover a valorização da cultura brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre o Carimbó.
  • Desempenho na aprendizagem dos passos e na criação da coreografia.
  • Qualidade da apresentação da coreografia.
  • Participação construtiva na discussão final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e construtiva.
  • Conduzir a discussão final de forma produtiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa de forma cuidadosa e atenta.
  • Aprender os passos e praticá-los com empenho.
  • Colaborar com o grupo na criação da coreografia.
  • Apresentar a coreografia de forma segura e criativa.