Aula sobre Carimbo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Carimbó é uma dança típica da região Norte do Brasil, mais especificamente do estado do Pará. É uma dança de roda, que envolve muita movimentação dos pés e quadris, além de palmas e cantoria. O Carimbó é uma expressão cultural muito importante para a região, pois representa a união e a alegria do povo paraense. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o Carimbó e sua importância cultural, além de criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Contextualização
O Carimbó é uma dança típica da região Norte do Brasil, mais especificamente do estado do Pará. É uma dança de roda, que envolve muita movimentação dos pés e quadris, além de palmas e cantoria. O Carimbó é uma expressão cultural muito importante para a região, pois representa a união e a alegria do povo paraense. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o Carimbó e sua importância cultural, além de criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize sobre o Carimbó. Em seguida, questione os alunos sobre o que eles já conhecem sobre a dança e sua importância cultural.Etapa 3 - Vídeo sobre o Carimbó
Exiba um vídeo sobre o Carimbó, mostrando como a dança é realizada e sua importância cultural. Em seguida, realize uma discussão em grupo sobre o que foi visto no vídeo.Etapa 4 - Pesquisa sobre o Carimbó
Os alunos irão realizar uma pesquisa sobre o Carimbó, buscando informações sobre sua origem, história e importância cultural. Eles podem utilizar livros, internet ou outras fontes de pesquisa. Oriente os alunos durante a pesquisa.Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, para avaliar a atividade. Explique como funciona a dinâmica e oriente na criação do modelo.Etapa 6 - Apresentação do modelo
Os alunos irão apresentar o modelo criado para a turma e explique como ele será utilizado para avaliar a atividade.Etapa 7 - Prática do Carimbó
Os alunos irão praticar o Carimbó em grupo, utilizando o que foi aprendido durante a aula. Oriente os alunos durante a prática.Etapa 8 - Avaliação da atividade
Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback ao professor.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
- Promover a valorização da cultura regional e sua importância para a identidade cultural do país.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e respeitar as diferenças culturais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade e nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa realizada sobre o Carimbó.
- Habilidade em criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo para avaliar a atividade.
- Habilidade em praticar o Carimbó em grupo.
- Respeito às diferenças culturais e valorização da cultura regional.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre o Carimbó.
- Explicar e orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Orientar os alunos durante a prática do Carimbó.
- Avaliar a atividade e dar feedback aos alunos.
- Estimular a valorização da cultura regional e a identidade cultural do país.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade e das atividades propostas.
- Realizar a pesquisa sobre o Carimbó.
- Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo para avaliar a atividade.
- Praticar o Carimbó em grupo.
- Respeitar as diferenças culturais e valorizar a cultura regional.