Aula sobre Carimbo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Carimbó é uma dança típica da região Norte do Brasil, mais especificamente do estado do Pará. É uma dança de roda, que envolve muita movimentação dos pés e quadris, além de palmas e cantoria. O Carimbó é uma expressão cultural muito importante para a região, pois representa a união e a alegria do povo paraense. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o Carimbó e sua importância cultural, além de criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Carimbó é uma dança típica da região Norte do Brasil, mais especificamente do estado do Pará. É uma dança de roda, que envolve muita movimentação dos pés e quadris, além de palmas e cantoria. O Carimbó é uma expressão cultural muito importante para a região, pois representa a união e a alegria do povo paraense. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o Carimbó e sua importância cultural, além de criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize sobre o Carimbó. Em seguida, questione os alunos sobre o que eles já conhecem sobre a dança e sua importância cultural.

  3. Etapa 3 - Vídeo sobre o Carimbó

    Exiba um vídeo sobre o Carimbó, mostrando como a dança é realizada e sua importância cultural. Em seguida, realize uma discussão em grupo sobre o que foi visto no vídeo.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre o Carimbó

    Os alunos irão realizar uma pesquisa sobre o Carimbó, buscando informações sobre sua origem, história e importância cultural. Eles podem utilizar livros, internet ou outras fontes de pesquisa. Oriente os alunos durante a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, para avaliar a atividade. Explique como funciona a dinâmica e oriente na criação do modelo.

  6. Etapa 6 - Apresentação do modelo

    Os alunos irão apresentar o modelo criado para a turma e explique como ele será utilizado para avaliar a atividade.

  7. Etapa 7 - Prática do Carimbó

    Os alunos irão praticar o Carimbó em grupo, utilizando o que foi aprendido durante a aula. Oriente os alunos durante a prática.

  8. Etapa 8 - Avaliação da atividade

    Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback ao professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • Promover a valorização da cultura regional e sua importância para a identidade cultural do país.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e respeitar as diferenças culturais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade e nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre o Carimbó.
  • Habilidade em criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo para avaliar a atividade.
  • Habilidade em praticar o Carimbó em grupo.
  • Respeito às diferenças culturais e valorização da cultura regional.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre o Carimbó.
  • Explicar e orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Orientar os alunos durante a prática do Carimbó.
  • Avaliar a atividade e dar feedback aos alunos.
  • Estimular a valorização da cultura regional e a identidade cultural do país.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade e das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa sobre o Carimbó.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo para avaliar a atividade.
  • Praticar o Carimbó em grupo.
  • Respeitar as diferenças culturais e valorizar a cultura regional.