Carta aberta

Você sabia que existe um documento coletivo que pode ser feito para reivindicar um direito, fazer um protesto, cobrar uma ação, entre outros? Ele se chama Carta Aberta. Vamos conhecer mais sobre esse documento nessa aula de Português. Bons estudos!


Atividades (7)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre a carta aberta, é certo afirmar que:

    A) Ela é um documento.

    B) Ela é um veículo de comunicação.

    C) Ela é uma carta pessoal.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Thinking:

    O objetivo desta aula é estimular os alunos a aprenderem sobre a estrutura do gênero textual carta aberta, suas características e marcas linguísticas. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que eles possam criar um mapa de empatia e compreender melhor o público-alvo.

    Seção 2: Plano de aula completo

    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    O objetivo desta aula é ajudar os alunos a criar um template que os ajudará a desenvolver cada etapa da escrita de uma carta aberta. Dessa forma, eles terão a oportunidade de trabalhar em grupo, desenvolver habilidades de argumentação e escrita, além de desenvolver soluções criativas para problemas apresentados. O método utilizado será Design Sprint. É possível que a aplicação da metodologia ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.

    Seção 2: Plano de aula completo

    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    O objetivo desta aula é estimular o entendimento dos alunos sobre gêneros textuais. Nesse sentido, será trabalhado o tipo carta aberta, muito comum na mídia e em outros meios para expressar opiniões, críticas e solicitações de forma pública. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os estudantes possam criar um mapa conceitual sobre o tema, com o objetivo de desenvolver a habilidade de analisar a forma de organização desse tipo de linguagem. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.

    Seção 2: Plano de aula completo

    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    O objetivo desta aula é trabalhar a escrita de cartas abertas com foco em ofícios de solicitação e/ou reclamação, visando à análise da estrutura e das marcas linguísticas utilizadas nesse tipo de texto. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de forma prática e interativa. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.

    Seção 2: Plano de aula completo

    Atividade completa
  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O objetivo desta aula é ensinar os alunos a utilizarem o gênero textual carta aberta, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que envolve a criação de um template de avaliação por rúbrica. Alguns exemplos práticos que podem ser aplicados são: uma carta aberta para melhorar a infraestrutura da escola; uma carta aberta para incentivar a leitura na comunidade; ou uma carta aberta para a preservação do meio ambiente.É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.

    Seção 2: Plano de aula completo

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: