Aula sobre Carta Aberta

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O objetivo desta aula é ensinar os alunos a utilizarem o gênero textual carta aberta, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que envolve a criação de um template de avaliação por rúbrica. Alguns exemplos práticos que podem ser aplicados são: uma carta aberta para melhorar a infraestrutura da escola; uma carta aberta para incentivar a leitura na comunidade; ou uma carta aberta para a preservação do meio ambiente.É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.

Seção 2: Plano de aula completo


  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Apresente aos alunos o tema da aula, explicando o que é uma carta aberta e como ela é utilizada. Em seguida, mostre alguns exemplos práticos de cartas abertas.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre um tema específico para a carta aberta, como,por exemplo, a melhoria da infraestrutura da escola. Eles devem debater as ideias e argumentos que serão utilizados na carta.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica (15 minutos)

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios: Não Desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolverem o tema e seus subtópicos. Para facilitar o entendimento, o professor pode mostrar aos estudantes alguns exemplos de templates que podem ser criados.

  4. Etapa 4 - Escrita da carta (30 minutos)

    Os alunos deverão escrever a carta aberta utilizando o template de avaliação por rúbrica criado anteriormente. O professor deve orientá-los durante o processo de escrita.

  5. Etapa 5 - Revisão e Edição (20 minutos)

    Os alunos deverão revisar e editar a carta aberta escrita. O professor deve orientá-los durante o processo de revisão e edição.

  6. Etapa 6 - Apresentação das cartas abertas (15 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas cartas abertas à turma e o professor deve avaliar o desempenho de cada aluno, utilizando o template de avaliação por rúbrica criado anteriormente.

  7. Etapa 7 - Reflexão (10 minutos)

    Os alunos irão refletir sobre o processo de escrita da carta aberta, discutindo os pontos positivos e negativos da metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise do contexto de produção de cartas de solicitação e reclamação.
  • Desenvolver a habilidade de escrita fundamentada de cartas abertas.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e persuasão.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado do template de avaliação por rúbrica.
  • Coerência e coesão do texto.
  • Argumentação e persuasão utilizadas na carta.
  • Organização das ideias.
  • Correção gramatical.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e apresentar exemplos práticos.
  • Dividir os alunos em grupos para discussão.
  • Orientar os alunos durante o processo de escrita e revisão da carta aberta.
  • Avaliar o desempenho dos alunos, utilizando o template de avaliação por rúbrica.
  • Refletir com os alunos sobre o processo de escrita da carta aberta.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar o template de avaliação por rúbrica.
  • Escrever a carta aberta utilizando o template de avaliação por rúbrica.
  • Revisar e editar a carta aberta.
  • Apresentar a carta aberta para a turma.