Aula sobre Carta Aberta
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O objetivo desta aula é ensinar os alunos a utilizarem o gênero textual carta aberta, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que envolve a criação de um template de avaliação por rúbrica. Alguns exemplos práticos que podem ser aplicados são: uma carta aberta para melhorar a infraestrutura da escola; uma carta aberta para incentivar a leitura na comunidade; ou uma carta aberta para a preservação do meio ambiente.É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.
Seção 2: Plano de aula completo
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Apresente aos alunos o tema da aula, explicando o que é uma carta aberta e como ela é utilizada. Em seguida, mostre alguns exemplos práticos de cartas abertas.Etapa 2 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre um tema específico para a carta aberta, como,por exemplo, a melhoria da infraestrutura da escola. Eles devem debater as ideias e argumentos que serão utilizados na carta.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica (15 minutos)
Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios: Não Desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolverem o tema e seus subtópicos. Para facilitar o entendimento, o professor pode mostrar aos estudantes alguns exemplos de templates que podem ser criados.Etapa 4 - Escrita da carta (30 minutos)
Os alunos deverão escrever a carta aberta utilizando o template de avaliação por rúbrica criado anteriormente. O professor deve orientá-los durante o processo de escrita.Etapa 5 - Revisão e Edição (20 minutos)
Os alunos deverão revisar e editar a carta aberta escrita. O professor deve orientá-los durante o processo de revisão e edição.Etapa 6 - Apresentação das cartas abertas (15 minutos)
Os alunos irão apresentar suas cartas abertas à turma e o professor deve avaliar o desempenho de cada aluno, utilizando o template de avaliação por rúbrica criado anteriormente.Etapa 7 - Reflexão (10 minutos)
Os alunos irão refletir sobre o processo de escrita da carta aberta, discutindo os pontos positivos e negativos da metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise do contexto de produção de cartas de solicitação e reclamação.
- Desenvolver a habilidade de escrita fundamentada de cartas abertas.
- Desenvolver a habilidade de argumentação e persuasão.
Critérios de avaliação
- Uso adequado do template de avaliação por rúbrica.
- Coerência e coesão do texto.
- Argumentação e persuasão utilizadas na carta.
- Organização das ideias.
- Correção gramatical.
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula e apresentar exemplos práticos.
- Dividir os alunos em grupos para discussão.
- Orientar os alunos durante o processo de escrita e revisão da carta aberta.
- Avaliar o desempenho dos alunos, utilizando o template de avaliação por rúbrica.
- Refletir com os alunos sobre o processo de escrita da carta aberta.
Ações do aluno
- Participar da discussão em grupo.
- Criar o template de avaliação por rúbrica.
- Escrever a carta aberta utilizando o template de avaliação por rúbrica.
- Revisar e editar a carta aberta.
- Apresentar a carta aberta para a turma.