Aula sobre Carta Aberta

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O objetivo desta aula é trabalhar a escrita de cartas abertas com foco em ofícios de solicitação e/ou reclamação, visando à análise da estrutura e das marcas linguísticas utilizadas nesse tipo de texto. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de forma prática e interativa. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.

Seção 2: Plano de aula completo


  1. Etapa 1 - Introdução (15 minutos)

    Apresente aos alunos uma breve explicação sobre o tema e seus objetivos e mostre aos estudantes exemplos de cartas abertas de solicitação e/ou reclamação divulgadas em redes sociais, internet, sites etc. Além disso, explique como funciona a estrutura desse gênero textual.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Estrutura da carta (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos deverão analisar os exemplos de cartas de solicitação e reclamação e identificar a estrutura presente em cada uma delas. Ao final, cada grupo deverá produzir uma carta seguindo essa base textual identificada.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Marcas linguísticas (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos deverão analisar exemplos de cartas de solicitação e reclamação e identificar as marcas linguísticas presentes em cada uma delas, como argumentos, explicações e relatos de fatos. Ao final, cada grupo deverá produzir uma carta utilizando as marcas linguísticas identificadas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Revisão e edição (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos deverão revisar e editar as cartas produzidas pelos outros grupos, utilizando os critérios de avaliação definidos pelo professor. Ao final, cada grupo deverá apresentar as alterações realizadas nas cartas.

  5. Etapa 5 - Conclusão (15 minutos)

    O professor deve encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e incentivando os alunos a aplicarem essas habilidades em situações reais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de textos de cartas abertas de solicitação e reclamação.
  • Estimular a produção de textos de cartas abertas de solicitação e reclamação com base na estrutura e nas marcas linguísticas identificadas.
  • Desenvolver a habilidade de revisão e edição de textos, utilizando critérios de avaliação definidos pelo professor.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da estrutura da carta aberta de solicitação e reclamação.
  • Utilização adequada das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos.
  • Coerência e coesão do texto produzido.
  • Revisão e edição adequadas.

Ações do professor

  • Apresentar os objetivos e a metodologia da aula.
  • Fornecer exemplos concretos de cartas abertas de solicitação e reclamação.
  • Estimular a participação dos alunos na análise e produção de textos.
  • Fornecer critérios de avaliação claros e objetivos.
  • Incentivar a aplicação das habilidades desenvolvidas na aula em situações reais.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da análise e produção de textos de cartas abertas de solicitação e reclamação.
  • Utilizar adequadamente a estrutura e as marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos.
  • Revisar e editar adequadamente os textos produzidos.
  • Aplicar as habilidades desenvolvidas na aula em situações reais.