Aula sobre Carta Aberta
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O objetivo desta aula é estimular o entendimento dos alunos sobre gêneros textuais. Nesse sentido, será trabalhado o tipo carta aberta, muito comum na mídia e em outros meios para expressar opiniões, críticas e solicitações de forma pública. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os estudantes possam criar um mapa conceitual sobre o tema, com o objetivo de desenvolver a habilidade de analisar a forma de organização desse tipo de linguagem. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.
Seção 2: Plano de aula completo
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Apresente aos alunos o conceito de carta aberta, sua função e sua importância social. Utilize exemplos de cartas abertas publicadas em jornais, revistas e redes sociais.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida (20 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e receberão o conteúdo sobre o tema da aula para estudarem em casa. O conteúdo será apresentado em formato de vídeo, texto ou áudio. Para essa aula, o conteúdo pode ser um texto explicativo sobre a estrutura da carta aberta, produzido pelo professor.Etapa 3 - Mapa conceitual (30 minutos)
Na sala de aula, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser feito em grupo e será utilizado como base para a escrita da carta aberta. Para facilitar o entendimento dos aprendizes, o professor pode mostrar um exemplo de mapa desse tipo.Etapa 4 - Exemplos práticos (20 minutos)
O professor apresentará exemplos práticos de cartas abertas publicadas em jornais, revistas e redes sociais. Os alunos deverão analisar a forma de organização das cartas e identificar as marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos.Etapa 5 - Escrita da carta aberta (40 minutos)
Os alunos deverão escrever uma carta aberta sobre um tema escolhido pelo professor. A carta deverá ser bem estruturada, com apresentação contextualizada, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de conteúdo e subscrição.Etapa 6 - Socialização (20 minutos)
Cada grupo deverá apresentar sua carta aberta para a turma. Os alunos deverão explicar a escolha do tema, a estrutura da carta e a importância social do tema abordado.Etapa 7 - Reflexão (10 minutos)
O professor deverá fazer uma reflexão com os alunos sobre a metodologia utilizada na aula e a importância da habilidade em analisar a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação.
- Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de escrita dos alunos.
Critérios de avaliação
- Estrutura da carta aberta.
- Clareza e coerência na argumentação.
- Uso adequado da língua portuguesa.
- Participação e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos de cartas abertas.
- Orientar os alunos na elaboração do mapa conceitual.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos em grupo.
- Fazer reflexões sobre a metodologia utilizada na aula.
Ações do aluno
- Estudar o conteúdo em casa.
- Criar um mapa conceitual em grupo.
- Escrever uma carta aberta sobre o tema escolhido pelo professor.
- Apresentar a carta aberta para a turma.
- Participar e colaborar em grupo.