Carta de reclamação

Atenção, porque o assunto dessa aula de Português é a carta de reclamação. Já ouvir falar dela? Vem aprender mais!


Atividades (7)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Pra que serve uma carta de reclamação?

    A) Reclamar de uma compra que veio com defeito.

    B) Xingar o vendedor e a loja que venderam o produto com defeito.

    C) Fazer uma reclamação por ter sido mal atendendido.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    As cartas de reclamação são comuns em situações pessoais ou profissionais. É importante que os alunos saibam como estruturar uma carta de reclamação de forma coerente e com argumentos bem fundamentados. Neste material, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, e os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  4. 4. Design Thinking:

    A carta de reclamação é um gênero textual comum para reclamar de um produto ou serviço ou para exigir algum tipo de atendimento ou reparação. Nesta aula, os estudantes serão convidados a pensar em uma situação em que se deva escrever uma carta de reclamação, e, a partir disso, vão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios do destinatário da carta. A metodologia ativa Design Thinking será aplicada para tornar o processo de escrita mais envolvente e participativo.
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  5. 5. Design Sprint:

    A carta de reclamação é um gênero textual que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, desde reclamações sobre produtos ou serviços até reclamações sobre questões sociais. Na escola, a carta de reclamação pode ser utilizada para que os alunos aprendam a expor suas opiniões e insatisfações de forma clara e objetiva. O Design Sprint, metodologia aplicada neste material, visa desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e organizar informações de forma eficiente, além de incentivar a criatividade e a colaboração em grupo.
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  6. 6. Cultura Maker:

    A carta de reclamação é um gênero textual muito importante na nossa sociedade, pois permite aos indivíduos exporem suas insatisfações e buscarem soluções para problemas que enfrentam. É comum encontrarmos cartas de reclamação em diversos contextos, como em empresas, órgãos públicos e até mesmo em escolas. Neste material, utilizaremos a Cultura Maker para trabalhar a escrita de cartas de reclamação no contexto escolar, aprimorando a habilidade dos alunos em argumentar e expor suas ideias de forma clara e convincente.
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  7. 7. Aprendizagem Entre Pares:

    A carta de reclamação é um tipo de texto que pode ser encontrado em relações de consumo, serviços públicos, escolas, entre outros. É importante que os estudantes aprendam a escrever esse tipo de texto de forma fundamentada e organizada, utilizando argumentos e explicações adequados para defender seus pontos de vista. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, e os alunos irão criar um template de avaliação por pares para avaliar cartas de reclamação produzidas pelos colegas. Dessa forma, eles irão aprender a analisar textos de forma crítica e reflexiva e desenvolver a habilidade de escrever cartas de reclamação com mais qualidade.
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