Aula sobre Carta De Reclamacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A carta de reclamação é um gênero textual que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, desde reclamações sobre produtos ou serviços até reclamações sobre questões sociais. Na escola, a carta de reclamação pode ser utilizada para que os alunos aprendam a expor suas opiniões e insatisfações de forma clara e objetiva. O Design Sprint, metodologia aplicada neste material, visa desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e organizar informações de forma eficiente, além de incentivar a criatividade e a colaboração em grupo.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos a estrutura e as características de uma carta de reclamação. Utilize exemplos de cartas de reclamação reais para que os alunos possam analisar como as informações são organizadas. Em seguida, os alunos deverão discutir em grupos sobre as situações que podem gerar uma carta de reclamação e escolher uma delas para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos deverão esboçar suas ideias sobre a carta de reclamação escolhida. Nessa etapa, cada aluno deverá contribuir com seus próprios insights e ideias para o projeto.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos deverão discutir em grupo as ideias esboçadas e decidir qual será a linha de argumentação e as informações que farão parte da carta de reclamação. Eles deverão decidir também quem será o destinatário da carta e como ela será enviada.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos deverão criar a carta de reclamação. Eles deverão organizar as informações da forma mais clara e objetiva possível, aplicando as características do gênero textual.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos deverão apresentar suas cartas de reclamação para a turma. Dê feedbacks e incentive a turma a apresentar suas observações também. Os grupos deverão analisar as sugestões recebidas e fazer as alterações necessárias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e organizar informações de forma eficiente.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos argumentativos de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das características de uma carta de reclamação.
  • Organização clara e objetiva das informações.
  • Coerência na argumentação.
  • Criatividade e originalidade na abordagem do tema.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar a estrutura e as características de uma carta de reclamação.
  • Orientar os alunos durante as etapas do Design Sprint.
  • Dar feedbacks e sugestões sobre as cartas de reclamação.

Ações do aluno

  • Analisar e discutir em grupo as características de uma carta de reclamação.
  • Contribuir com ideias e insights durante o processo.
  • Escrever e revisar a carta de reclamação.
  • Apresentar a carta de reclamação para a turma e receber feedbacks dos colegas e do professor.
  • Analisar as sugestões recebidas e fazer as alterações necessárias na carta de reclamação.