Aula sobre Carta De Reclamacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A carta de reclamação é um gênero textual comum para reclamar de um produto ou serviço ou para exigir algum tipo de atendimento ou reparação. Nesta aula, os estudantes serão convidados a pensar em uma situação em que se deva escrever uma carta de reclamação, e, a partir disso, vão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios do destinatário da carta. A metodologia ativa Design Thinking será aplicada para tornar o processo de escrita mais envolvente e participativo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos de cartas de reclamação. Em seguida, os estudantes serão convidados a compartilhar alguma situação em que precisam escrever uma carta de reclamação.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Design Thinking

    Apresente o Design Thinking, explicando como ele funciona e quais são as etapas do processo. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Cada grupo vai escolher uma situação para trabalhar e criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e os desafios do destinatário da carta. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos vão discutir em grupo e preencher o mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Identificação das dores e ganhos

    Cada grupo vai identificar as dores e os ganhos do destinatário da carta a partir das informações coletadas no mapa de empatia.

  5. Etapa 5 - Criação da carta de reclamação

    Cada grupo vai criar uma carta de reclamação levando em consideração as informações coletadas no mapa de empatia, principalmente as dores e os ganhos identificados. Você pode fornecer modelos de carta para orientar os alunos, mas é importante que eles tenham liberdade para criar suas próprias versões.

  6. Etapa 6 - Apresentação das cartas

    Cada grupo vai apresentar sua carta de reclamação para a turma, explicando as principais dores e ganhos identificados e como eles foram abordadas na carta.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Promova uma reflexão sobre o processo de criação das cartas e incentive os alunos a compartilharem suas impressões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de gêneros textuais, em particular a carta de reclamação.
  • Estimular a empatia e a compreensão das necessidades do destinatário da carta.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de criação das cartas.
  • Desenvolver a habilidade de escrita fundamentada.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara da situação de reclamação.
  • Adequação ao público-alvo da carta.
  • Clareza e objetividade na exposição de dores e ganhos do destinatário.
  • Coerência e consistência na argumentação utilizada.
  • Adequação à estrutura convencional da carta de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição).

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de cartas de reclamação e contextualizar o tema.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na identificação de dores e ganhos do destinatário.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de criação das cartas, utilizando a metodologia Design Thinking.
  • Promover uma reflexão final sobre o processo de criação das cartas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa de empatia e na identificação de dores e ganhos do destinatário.
  • Criar uma carta de reclamação levando em consideração as informações coletadas no mapa de empatia.
  • Apresentar a carta de reclamação para a turma, explicando dores e ganhos identificados.
  • Participar da reflexão final sobre o processo de criação das cartas.