Carta do Leitor
Você já escreveu uma carta para um jornal ou revista? Nessa aula de Português vamos conhecer sobre a Carta do leitor.
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Sobre a Carta do Leitor podemos dizer que:
I. Não tem modelo.
II. Não tem regras.
III. Não tem destinatário.
Atividade completaA)
V - V - VB) F - F - F
C) V - F - F
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Ensino Híbrido:
A carta do leitor é um gênero textual bastante presente no cotidiano dos estudantes, mesmo que muitos não se deem conta disso. Ela é uma forma de expressar opiniões sobre assuntos diversos, desde política até questões sociais e culturais. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a desenvolver suas habilidades de leitura crítica e interpretação de textos argumentativos, a fim de identificar e avaliar teses, opiniões e posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos do campo, como a carta do leitor. Para isso, será utilizado o Ensino Híbrido, que combina o aprendizado presencial e online. Os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa4. Sala de Aula Invertida:
A carta do leitor é uma produção textual cujo objetivo é expressar opiniões e ideias sobre algum assunto, que pode ser uma notícia, artigo ou outra carta publicada em um jornal, ou revista. É um importante veículo de comunicação entre os leitores e a mídia. Para esta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia da Sala de Aula Invertida, na qual eles serão responsáveis por criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa5. Rotação por estações:
A carta do leitor é um gênero textual muito utilizado em jornais e revistas. Ela é uma forma de o leitor expressar sua opinião sobre algum assunto abordado na publicação. É uma ferramenta importante para o exercício da cidadania e para o debate público. Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar e avaliar teses, opiniões, posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo, como a carta do leitor. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema.Atividade completa6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Nessa atividade, trabalharemos a habilidade de identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica, etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos (banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo mediador) para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualização, pode-se apresentar exemplos de cartas de leitores de jornais, discutindo a importância desse gênero textual na sociedade e como ele pode ser usado para expressar opiniões e defender pontos de vista.Atividade completa7. Design Thinking:
A carta do leitor é um gênero textual que permite ao leitor de um jornal ou revista expressar sua opinião sobre algum assunto que tenha sido abordado. É uma forma de participação cidadã e de exercício da liberdade de expressão. Nesta atividade, os alunos aprenderão a identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo, posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o perfil do leitor de cartas.Atividade completa8. Design Sprint:
A carta do leitor é um gênero textual que procura expor opiniões sobre assuntos que são do interesse da sociedade. É muito comum encontrar cartas do leitor em jornais e revistas, onde o leitor pode enviar suas opiniões sobre um artigo ou notícia publicada. Esta atividade pretende ensinar aos alunos como escrever uma carta do leitor, utilizando a metodologia Design Sprint, que é uma técnica que ajuda a acelerar o processo criativo e a tomada de decisões. Para isso, os alunos vão criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: