Aula sobre Carta Do Leitor
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A carta do leitor é um gênero textual que procura expor opiniões sobre assuntos que são do interesse da sociedade. É muito comum encontrar cartas do leitor em jornais e revistas, onde o leitor pode enviar suas opiniões sobre um artigo ou notícia publicada. Esta atividade pretende ensinar aos alunos como escrever uma carta do leitor, utilizando a metodologia Design Sprint, que é uma técnica que ajuda a acelerar o processo criativo e a tomada de decisões. Para isso, os alunos vão criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
Etapa 1 - Contextualização
A carta do leitor é um gênero textual que procura expor opiniões sobre assuntos que são do interesse da sociedade. É muito comum encontrar cartas do leitor em jornais e revistas, onde o leitor pode enviar suas opiniões sobre um artigo ou notícia publicada. Esta atividade pretende ensinar aos alunos como escrever uma carta do leitor, utilizando a metodologia Design Sprint, que é uma técnica que ajuda a acelerar o processo criativo e a tomada de decisões. Para isso, os alunos vão criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.Etapa 2 - Entender
Apresente aos alunos exemplos de cartas do leitor e discuta com eles os elementos que compõem esse gênero textual, como a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Explique a metodologia Design Sprint e como ela pode ajudar na criação de uma carta do leitor.Etapa 3 - Esboçar
Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha um tema atual e relevante para a sociedade. Cada grupo deve criar um roteiro para a sua carta do leitor, definindo o que será abordado na introdução, desenvolvimento e conclusão.Etapa 4 - Decidir
Cada grupo deve apresentar o seu roteiro e discutir com a turma os pontos positivos e negativos de cada um. Todos os alunos devem votar no tema que consideram mais relevante para ser desenvolvido em uma carta do leitor.Etapa 5 - Prototipar
O grupo vencedor deve iniciar a produção da carta do leitor, seguindo o roteiro definido anteriormente. Os outros grupos devem ajudar na revisão e na edição da carta.Etapa 6 - Testar
Cada grupo deve apresentar a sua carta do leitor para a turma e discutir os argumentos apresentados e a estrutura do texto. Oriente os alunos na correção dos erros e na melhoria dos textos.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na produção de um texto argumentativo;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos;
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe na produção de um texto coletivo;
- Aplicar a metodologia Design Sprint como uma ferramenta para acelerar o processo criativo e a tomada de decisões.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade na exposição das ideias;
- Coerência e coesão na estruturação do texto;
- Utilização de argumentos sólidos e bem fundamentados;
- Respeito à gramática e à ortografia;
- Participação e colaboração no trabalho em equipe.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de cartas do leitor;
- Explicar a metodologia Design Sprint;
- Orientar os alunos na escolha do tema e na elaboração do roteiro;
- Acompanhar a produção do texto e orientar na correção dos erros;
- Estimular a participação e a colaboração em equipe.
Ações do aluno
- Escolher um tema atual e relevante para a sociedade;
- Criar um roteiro para a carta do leitor;
- Participar da discussão e da votação do tema;
- Produzir a carta do leitor em equipe;
- Apresentar e discutir a carta do leitor com a turma.