Aula sobre Carta Do Leitor

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A carta do leitor é um gênero textual que procura expor opiniões sobre assuntos que são do interesse da sociedade. É muito comum encontrar cartas do leitor em jornais e revistas, onde o leitor pode enviar suas opiniões sobre um artigo ou notícia publicada. Esta atividade pretende ensinar aos alunos como escrever uma carta do leitor, utilizando a metodologia Design Sprint, que é uma técnica que ajuda a acelerar o processo criativo e a tomada de decisões. Para isso, os alunos vão criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A carta do leitor é um gênero textual que procura expor opiniões sobre assuntos que são do interesse da sociedade. É muito comum encontrar cartas do leitor em jornais e revistas, onde o leitor pode enviar suas opiniões sobre um artigo ou notícia publicada. Esta atividade pretende ensinar aos alunos como escrever uma carta do leitor, utilizando a metodologia Design Sprint, que é uma técnica que ajuda a acelerar o processo criativo e a tomada de decisões. Para isso, os alunos vão criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente aos alunos exemplos de cartas do leitor e discuta com eles os elementos que compõem esse gênero textual, como a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Explique a metodologia Design Sprint e como ela pode ajudar na criação de uma carta do leitor.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha um tema atual e relevante para a sociedade. Cada grupo deve criar um roteiro para a sua carta do leitor, definindo o que será abordado na introdução, desenvolvimento e conclusão.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deve apresentar o seu roteiro e discutir com a turma os pontos positivos e negativos de cada um. Todos os alunos devem votar no tema que consideram mais relevante para ser desenvolvido em uma carta do leitor.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    O grupo vencedor deve iniciar a produção da carta do leitor, seguindo o roteiro definido anteriormente. Os outros grupos devem ajudar na revisão e na edição da carta.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deve apresentar a sua carta do leitor para a turma e discutir os argumentos apresentados e a estrutura do texto. Oriente os alunos na correção dos erros e na melhoria dos textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na produção de um texto argumentativo;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe na produção de um texto coletivo;
  • Aplicar a metodologia Design Sprint como uma ferramenta para acelerar o processo criativo e a tomada de decisões.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na exposição das ideias;
  • Coerência e coesão na estruturação do texto;
  • Utilização de argumentos sólidos e bem fundamentados;
  • Respeito à gramática e à ortografia;
  • Participação e colaboração no trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de cartas do leitor;
  • Explicar a metodologia Design Sprint;
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na elaboração do roteiro;
  • Acompanhar a produção do texto e orientar na correção dos erros;
  • Estimular a participação e a colaboração em equipe.

Ações do aluno

  • Escolher um tema atual e relevante para a sociedade;
  • Criar um roteiro para a carta do leitor;
  • Participar da discussão e da votação do tema;
  • Produzir a carta do leitor em equipe;
  • Apresentar e discutir a carta do leitor com a turma.