Aula sobre Carta Do Leitor

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A carta do leitor é um gênero textual que permite ao leitor de um jornal ou revista expressar sua opinião sobre algum assunto que tenha sido abordado. É uma forma de participação cidadã e de exercício da liberdade de expressão. Nesta atividade, os alunos aprenderão a identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo, posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o perfil do leitor de cartas.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A carta do leitor é um gênero textual que permite ao leitor de um jornal ou revista expressar sua opinião sobre algum assunto que tenha sido abordado. É uma forma de participação cidadã e de exercício da liberdade de expressão. Nesta atividade, os alunos aprenderão a identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo, posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o perfil do leitor de cartas.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade com uma breve explicação sobre o que é a carta do leitor e sua importância como forma de participação cidadã. Será apresentado um exemplo de carta do leitor para ilustrar o gênero.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o perfil do leitor de cartas. Para isso, dividiremos a turma em grupos e cada grupo ficará responsável por criar um mapa de empatia para um perfil diferente de leitor (ex: jovem universitário, dona de casa, idoso, etc.). Os campos do mapa de empatia são: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar seus mapas de empatia e discutirão sobre as semelhanças e diferenças entre os perfis de leitor criados. Em seguida, faremos uma discussão em grupo com a turma toda sobre como essas informações podem ajudar na hora de escrever uma carta do leitor.

  5. Etapa 5 - Análise de cartas do leitor

    Os alunos irão ler algumas cartas do leitor que foram publicadas em jornais ou revistas e farão uma análise sobre as teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos presentes nos textos.

  6. Etapa 6 - Produção de carta do leitor

    Os alunos irão produzir uma carta do leitor sobre um tema de interesse da turma. Para isso, eles deverão utilizar as informações obtidas nas etapas anteriores e escrever uma carta argumentativa com uma tese bem definida, argumentos e contra-argumentos.

  7. Etapa 7 - Socialização das cartas

    Os alunos irão socializar suas cartas com a turma e debaterão sobre as opiniões e argumentos apresentados.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Faça uma avaliação da atividade com a turma, perguntando o que eles acharam da metodologia utilizada e o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo.
  • Estimular a participação cidadã e a liberdade de expressão dos alunos.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão e utilização adequada dos conceitos trabalhados em atividade.
  • Coerência e clareza na escrita da carta do leitor.
  • Participação ativa e engajamento nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática os conceitos e as etapas da atividade.
  • Estimular a participação ativa e o debate entre os alunos.
  • Dar feedbacks construtivos para os alunos durante a produção da carta do leitor.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em grupo.
  • Produzir uma carta do leitor argumentativa com tese bem definida, argumentos e contra-argumentos.
  • Socializar suas produções com a turma e debater sobre as opiniões e argumentos apresentados pelos colegas.