Aula sobre Carta Do Leitor

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A carta do leitor é um gênero textual bastante presente no cotidiano dos estudantes, mesmo que muitos não se deem conta disso. Ela é uma forma de expressar opiniões sobre assuntos diversos, desde política até questões sociais e culturais. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a desenvolver suas habilidades de leitura crítica e interpretação de textos argumentativos, a fim de identificar e avaliar teses, opiniões e posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos do campo, como a carta do leitor. Para isso, será utilizado o Ensino Híbrido, que combina o aprendizado presencial e online. Os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A carta do leitor é um gênero textual bastante presente no cotidiano dos estudantes, mesmo que muitos não se deem conta disso. Ela é uma forma de expressar opiniões sobre assuntos diversos, desde política até questões sociais e culturais. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a desenvolver suas habilidades de leitura crítica e interpretação de textos argumentativos, a fim de identificar e avaliar teses, opiniões e posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos do campo, como a carta do leitor. Para isso, será utilizado o Ensino Híbrido, que combina o aprendizado presencial e online. Os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que já sabem sobre o gênero textual carta do leitor e o que esperam aprender nesta atividade.

  3. Etapa 3 - Exposição

    Faça uma exposição sobre o gênero textual carta do leitor, sua estrutura, finalidade e principais características.

  4. Etapa 4 - Análise de exemplos

    Os alunos irão analisar exemplos de cartas do leitor, identificando suas características e argumentações explícitas e implícitas.

  5. Etapa 5 - Trabalho em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto argumentativo sobre um tema específico. Eles deverão identificar as teses, opiniões e posicionamentos, argumentos e contra-argumentos presentes no texto.

  6. Etapa 6 - Elaboração de cartas do leitor

    Cada grupo deverá elaborar uma carta do leitor em resposta ao texto argumentativo recebido, utilizando as habilidades desenvolvidas nas etapas anteriores.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na atividade e como poderão aplicar essas habilidades em sua vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos argumentativos
  • Identificar e avaliar teses, opiniões e posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo
  • Desenvolver habilidades de escrita argumentativa

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das teses, opiniões e posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos presentes no texto
  • Coerência e coesão na elaboração da carta do leitor
  • Uso adequado dos elementos estruturais da carta do leitor, como saudação, exposição do tema, argumentação e despedida

Ações do professor

  • Expor os conceitos e características do gênero textual carta do leitor
  • Orientar os alunos na análise de textos argumentativos
  • Acompanhar e orientar os alunos na elaboração da carta do leitor

Ações do aluno

  • Participar da reflexão inicial sobre o que já sabem e o que esperam aprender na atividade
  • Analisar exemplos de cartas do leitor e identificar suas características e argumentações
  • Elaborar uma carta do leitor em resposta a um texto argumentativo recebido