Aula sobre Carta Do Leitor
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A carta do leitor é um gênero textual bastante presente no cotidiano dos estudantes, mesmo que muitos não se deem conta disso. Ela é uma forma de expressar opiniões sobre assuntos diversos, desde política até questões sociais e culturais. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a desenvolver suas habilidades de leitura crítica e interpretação de textos argumentativos, a fim de identificar e avaliar teses, opiniões e posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos do campo, como a carta do leitor. Para isso, será utilizado o Ensino Híbrido, que combina o aprendizado presencial e online. Os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
A carta do leitor é um gênero textual bastante presente no cotidiano dos estudantes, mesmo que muitos não se deem conta disso. Ela é uma forma de expressar opiniões sobre assuntos diversos, desde política até questões sociais e culturais. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a desenvolver suas habilidades de leitura crítica e interpretação de textos argumentativos, a fim de identificar e avaliar teses, opiniões e posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos do campo, como a carta do leitor. Para isso, será utilizado o Ensino Híbrido, que combina o aprendizado presencial e online. Os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Check-in
Os alunos farão uma reflexão sobre o que já sabem sobre o gênero textual carta do leitor e o que esperam aprender nesta atividade.Etapa 3 - Exposição
Faça uma exposição sobre o gênero textual carta do leitor, sua estrutura, finalidade e principais características.Etapa 4 - Análise de exemplos
Os alunos irão analisar exemplos de cartas do leitor, identificando suas características e argumentações explícitas e implícitas.Etapa 5 - Trabalho em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto argumentativo sobre um tema específico. Eles deverão identificar as teses, opiniões e posicionamentos, argumentos e contra-argumentos presentes no texto.Etapa 6 - Elaboração de cartas do leitor
Cada grupo deverá elaborar uma carta do leitor em resposta ao texto argumentativo recebido, utilizando as habilidades desenvolvidas nas etapas anteriores.Etapa 7 - Check-out
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na atividade e como poderão aplicar essas habilidades em sua vida cotidiana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos argumentativos
- Identificar e avaliar teses, opiniões e posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo
- Desenvolver habilidades de escrita argumentativa
Critérios de avaliação
- Identificação correta das teses, opiniões e posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos presentes no texto
- Coerência e coesão na elaboração da carta do leitor
- Uso adequado dos elementos estruturais da carta do leitor, como saudação, exposição do tema, argumentação e despedida
Ações do professor
- Expor os conceitos e características do gênero textual carta do leitor
- Orientar os alunos na análise de textos argumentativos
- Acompanhar e orientar os alunos na elaboração da carta do leitor
Ações do aluno
- Participar da reflexão inicial sobre o que já sabem e o que esperam aprender na atividade
- Analisar exemplos de cartas do leitor e identificar suas características e argumentações
- Elaborar uma carta do leitor em resposta a um texto argumentativo recebido