Aula sobre Carta Do Leitor

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nessa atividade, trabalharemos a habilidade de identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica, etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos (banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo mediador) para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualização, pode-se apresentar exemplos de cartas de leitores de jornais, discutindo a importância desse gênero textual na sociedade e como ele pode ser usado para expressar opiniões e defender pontos de vista.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nessa atividade, trabalharemos a habilidade de identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica, etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos (banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo mediador) para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualização, pode-se apresentar exemplos de cartas de leitores de jornais, discutindo a importância desse gênero textual na sociedade e como ele pode ser usado para expressar opiniões e defender pontos de vista.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus subtópicos, explicando como será a atividade utilizando o Modelo de Debate Crítico (MDC). Exemplo: "Hoje discutiremos sobre a legalização do aborto no Brasil. Para isso, vamos criar um modelo de juri, com a banca julgadora, o grupo defensor, o grupo opositor e o grupo mediador. Cada grupo terá um tempo para apresentar seus argumentos e contra-argumentos e, ao final, a banca julgadora decidirá qual grupo teve a melhor argumentação e sustentação do seu ponto de vista."

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Os alunos devem se organizar em grupos conforme a tarefa designada a eles.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, buscando argumentos e contra-argumentos para sustentar seus pontos de vista.

  5. Etapa 5 - Preparação da apresentação

    Cada grupo deve preparar sua apresentação, com base nos argumentos e contra-argumentos levantados na pesquisa.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo terá um tempo para apresentar seus argumentos e contra-argumentos.

  7. Etapa 7 - Debates

    Os grupos terão um tempo para debater entre si e refutar argumentos dos outros grupos, com a mediação do grupo mediador.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    A banca julgadora decidirá qual grupo teve a melhor argumentação e sustentação do seu ponto de vista.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo.
  • Desenvolver a habilidade de expressar opiniões e defender pontos de vista.
  • Desenvolver a habilidade de debater de forma respeitosa e fundamentada.

Critérios de avaliação

  • Apresentação clara e objetiva dos argumentos e contra-argumentos.
  • Sustentação do ponto de vista defendido.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Habilidade de refutar argumentos dos outros grupos.
  • Participação ativa em todo o processo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação das apresentações.
  • Mediar os debates entre os grupos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Propor atividades complementares para aprofundamento do tema.

Ações do aluno

  • Organizar-se em grupos e cumprir a tarefa designada.
  • Realizar pesquisa sobre o tema e seus subtópicos.
  • Preparar a apresentação com base nos argumentos e contra-argumentos levantados na pesquisa.
  • Participar ativamente dos debates, refutando argumentos dos outros grupos.
  • Avaliar o desempenho do grupo e identificar pontos de melhoria.