Aula sobre Carta Do Leitor
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nessa atividade, trabalharemos a habilidade de identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica, etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos (banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo mediador) para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualização, pode-se apresentar exemplos de cartas de leitores de jornais, discutindo a importância desse gênero textual na sociedade e como ele pode ser usado para expressar opiniões e defender pontos de vista.
Etapa 1 - Contextualização
Nessa atividade, trabalharemos a habilidade de identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica, etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos (banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo mediador) para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualização, pode-se apresentar exemplos de cartas de leitores de jornais, discutindo a importância desse gênero textual na sociedade e como ele pode ser usado para expressar opiniões e defender pontos de vista.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e seus subtópicos, explicando como será a atividade utilizando o Modelo de Debate Crítico (MDC). Exemplo: "Hoje discutiremos sobre a legalização do aborto no Brasil. Para isso, vamos criar um modelo de juri, com a banca julgadora, o grupo defensor, o grupo opositor e o grupo mediador. Cada grupo terá um tempo para apresentar seus argumentos e contra-argumentos e, ao final, a banca julgadora decidirá qual grupo teve a melhor argumentação e sustentação do seu ponto de vista."Etapa 3 - Formação dos grupos
Os alunos devem se organizar em grupos conforme a tarefa designada a eles.Etapa 4 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, buscando argumentos e contra-argumentos para sustentar seus pontos de vista.Etapa 5 - Preparação da apresentação
Cada grupo deve preparar sua apresentação, com base nos argumentos e contra-argumentos levantados na pesquisa.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo terá um tempo para apresentar seus argumentos e contra-argumentos.Etapa 7 - Debates
Os grupos terão um tempo para debater entre si e refutar argumentos dos outros grupos, com a mediação do grupo mediador.Etapa 8 - Avaliação
A banca julgadora decidirá qual grupo teve a melhor argumentação e sustentação do seu ponto de vista.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo.
- Desenvolver a habilidade de expressar opiniões e defender pontos de vista.
- Desenvolver a habilidade de debater de forma respeitosa e fundamentada.
Critérios de avaliação
- Apresentação clara e objetiva dos argumentos e contra-argumentos.
- Sustentação do ponto de vista defendido.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Habilidade de refutar argumentos dos outros grupos.
- Participação ativa em todo o processo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada.
- Orientar os alunos na pesquisa e preparação das apresentações.
- Mediar os debates entre os grupos.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
- Propor atividades complementares para aprofundamento do tema.
Ações do aluno
- Organizar-se em grupos e cumprir a tarefa designada.
- Realizar pesquisa sobre o tema e seus subtópicos.
- Preparar a apresentação com base nos argumentos e contra-argumentos levantados na pesquisa.
- Participar ativamente dos debates, refutando argumentos dos outros grupos.
- Avaliar o desempenho do grupo e identificar pontos de melhoria.