Aula sobre Carta Do Leitor

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A carta do leitor é um gênero textual muito utilizado em jornais e revistas. Ela é uma forma de o leitor expressar sua opinião sobre algum assunto abordado na publicação. É uma ferramenta importante para o exercício da cidadania e para o debate público. Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar e avaliar teses, opiniões, posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo, como a carta do leitor. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A carta do leitor é um gênero textual muito utilizado em jornais e revistas. Ela é uma forma de o leitor expressar sua opinião sobre algum assunto abordado na publicação. É uma ferramenta importante para o exercício da cidadania e para o debate público. Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar e avaliar teses, opiniões, posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo, como a carta do leitor. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema aos alunos e explique o que é a carta do leitor. Em seguida, distribua exemplares de jornais e revistas para que os alunos possam conhecer melhor esse gênero textual.

  3. Etapa 3 - Estação 1

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a estação 1, onde irão ler e analisar uma carta do leitor previamente selecionada pelo professor. Eles deverão identificar a tese/opinião/posicionamento explícito e implícito, argumentos e contra-argumentos presentes no texto.

  4. Etapa 4 - Estação 2

    Na estação 2, os alunos irão produzir uma carta do leitor, utilizando um tema previamente escolhido pelo professor. Eles deverão utilizar as informações aprendidas na estação 1 para produzir um texto argumentativo bem estruturado.

  5. Etapa 5 - Estação 3

    Na estação 3, os alunos irão debater em grupo sobre um tema controverso previamente selecionado pelo professor. Eles deverão utilizar as informações aprendidas nas estações 1 e 2 para defender seus posicionamentos.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os alunos irão socializar as cartas produzidas na estação 2 e os posicionamentos defendidos na estação 3. Medie o debate, incentivando a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Proponha uma reflexão sobre a importância da carta do leitor para o exercício da cidadania e para o debate público.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a atividade e dar um feedback sobre os pontos positivos e negativos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e avaliar teses, opiniões, posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo.
  • Estimular a participação dos alunos em debates e discussões sobre temas controversos.
  • Incentivar a produção de textos argumentativos bem estruturados.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo.
  • Participação ativa nos debates e discussões.
  • Produção de uma carta do leitor bem estruturada e coesa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Selecionar textos argumentativos relevantes para a atividade.
  • Mediar os debates e discussões.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar corretamente teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo.
  • Produzir uma carta do leitor bem estruturada e coesa.